quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Secretaria de Saúde de Itaperuna recebe elogios durante sessão da Câmara

Na última quarta-feira (11/12), a Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna, RJ, foi bastante elogiada durante sessão da Câmara Municipal. O motivo?! O reconhecimento pelo esforço e dedicação da atual administração, em retomar os bons serviços prestados à população itaperunense.

O vereador Luiz Roberto da Silva, o Cabecinha (PT), solicitou à Casa moção de aplausos para o secretário Municipal de Saúde, Juliano da Silva França, e para o superintendente Municipal de Saúde, Elias Daruis Assad Neto, o Dr. Elias Daruis, devido aos resultados alcançados neste primeiro ano de governo. A transparência é um dos quesitos primordiais adotados pela nova administração.

De acordo com o vereador Alaiton Pontes de Souza, o Lalá (PSDB), a Secretaria Municipal de Saúde melhorou no mínimo 80% em relação ao governo anterior. Ele ainda lembrou que os funcionários estão recebendo em dia e não há mais problemas com salários atrasados. O vereador disse ainda que há necessidade de melhorias, no entanto, demonstrou-se satisfeito com as conquistas alcançadas.

Já o vereador Marcus Vinicius de Oliveira Pinto, o Dr. Vinicius (PT), relatou o caso de pacientes com “glaucoma” que estão recebendo colírio gratuitamente da farmácia (caso paciente não use esse medicamento, corre risco de ficar cego, segundo o vereador). “Quando tem de cobrar da Secretaria Municipal de Saúde, a gente cobra, mas, quando tem de elogiar e agradecer, a gente também faz”, diz o vereador.

ARRUMANDO A CASA

Uma dos obstáculos da Secretaria Municipal de Saúde em 2013 foi “arrumar a casa”, como diz o dito popular. As dificuldades neste primeiro ano de governo tem sido superadas gradativamente e a “casa” está começando a ficar em ordem.

Dentre as conquistas da atual gestão, destacam-se: reorganização do Núcleo Central de Controle, Avaliação e Auditoria; reorganização da Central de Regulação Municipal; pagamento de salários atrasados; renegociação com o Hospital São José do Avaí (HSJA), através de Termo de Ajuste de Conduta (TAC), com o acompanhamento do Ministério Público (MP); reabastecimento das farmácias; e contratualização do hospital e outros prestadores de serviços.

Além disso, a Secretaria de Saúde obteve outras conquistas, dentre elas: compra de medicamentos, seguindo os trâmites licitatórios; acerto financeiro e retorno de atividades no CONSPNOR; reorganização do CRIE (Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais); renovação da frota de veículos; aquisição de UTI móvel; aquisição de novos equipamentos para o setor de Odontologia; obra do anexo do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos; retorno dos agentes comunitários; qualificação da UPA para porte 3; médicos nos postos de saúde, com a contratação de profissionais do PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica); e outras conquistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário