Teatro Municipal de Pádua foi palco para uma grande festa em homenagem a 67 professores alfabetizadores da rede municipal de ensino. Na noite de 3 de dezembro, aconteceu a cerimônia de encerramento do curso de formação continuada PNAIC (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade), oferecido aos professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.
O prefeito Josias Quintal prestigiou a cerimônia, que foi conduzida pela subsecretária de educação, Denisy Schimith de Freitas. Quintal afirmou que a educação é um pilar importante em qualquer segmento da sociedade. "O reconhecimento do trabalho não será dado por mim, e sim pelos beneficiários da ação diária resultante do empenho de vocês. Será dos alunos que aprenderam a ler e passaram a ter mais luz em suas vidas. A lembrança do educador ficará para sempre porque o conhecimento adquirido será perpetuado na memória destas crianças", disse o prefeito."Toda criança será alfabetizada até os 8 anos", é o lema do pacto firmado pelos professores, que enfrentaram as dificuldades, o cansaço, os deslocamentos e concluíram o curso. A solenidade de encerramento foi marcada por discursos emocionados. "Hoje a festa é de vocês. A educação é um caminho difícil, mas é também um presente. Os professores que fizeram o curso aceitaram o desafio de transformar-se. E o nosso objetivo é a educação transformadora. Neste curso trabalhamos em rede com pessoas de potenciais diferenciados, e todos crescem neste processo", afirmou Denisy.
O curso é fruto de parceria da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o Governo Federal, visando garantir o aprofundamento sobre alfabetização, interdisciplinaridade e inclusão como princípio fundamental do processo educativo. Pádua garantiu a participação de 67 professores. Eles formaram quatro turmas sob orientação das professoras formadoras Luciana Souza, Luciane Diniz, Maria Ely Clér, e Alessandra Cretton e sob coordenação da subsecretária Denisy.
As orientadoras Luciana, Luciane e Maria Ely falaram sobre a importância do curso e da troca de experiências com as participantes. Um representante de cada turma discursou em nome dos colegas. Houve ainda leitura de poemas e apresentação dos alunos de violino da professora Vivian.
Os cursistas receberam o certificado e assistiram a um vídeo que mostrou o envolvimento de cada professor durante o curso. No final, um coquetel de confraternização foi oferecido pela prefeitura. A secretária de educação Maria Cristina de Souza Machado e a professora orientadora Alessandra Cretton não puderam participar da solenidade.
Fonte: ASCOM Padua Comunicare Comunicare
por Kellen Leal
Nenhum comentário:
Postar um comentário