

A Secretaria Municipal de Agricultura de Itaperuna participou pela primeira vez da Oficina de Manejo groecológico da Produção Animal. O curso objetivou apresentar aos técnicos agrícolas e aos agricultores familiares práticas de manejo que aumentam a produtividade e garantem o bem estar dos animais, dos trabalhadores rurais e a preservação dos recursos naturais. O encontro aconteceu na última terça-feira (10/12), no auditório do Sebrae. A oficina é mais uma ação da Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologias e Serviços Sustentáveis, coordenada pelos agrônomos Eiser Fellipe e Ana Paula Pegorer. A rede é fruto de parceria entre o programa Rio Rural, Emater-Rio, Pesagro-Rio, Sebrae-RJ e outros parceiros institucionais – UFRRJ, MAPA, CEDRO, Embrapa Agrobiologia.
As palestras foram proferidas pela zootecnista Fabiana Nobre (MAPA), pela veterinária Mônica Florião (UFRRJ) e pelo o zootecnista Carlos Elysio Moreira da Fonseca (UFRRJ). As técnicas mostradas se aplicam a criação de diversos animais – gado de leite e de corte, aves, caprinos e ovinos – atividades comuns na região Noroeste Fluminense.
O secretário de Agricultura de Itaperuna, Luiz Alberto Azevedo participou da oficina e falou que acredita ser possível incentivar os produtores rurais do município a adotar essas práticas. “A inovação desta oficia é ajudar os produtores a criar o plano de manejo orgânico na parte animal de sua produção. Vamos trabalhar nossa vocação que é também produzir leite orgânico e também explorar a avicultura orgânica corte e ovos”, disse ele.
O prefeito de Itaperuna, Alfredo Rodrigues – Alfredão, ressaltou que a lei dos produtos orgânicos é fruto da união de todos para gerar mas qualidade de vida no campo e na cidade, dizendo ainda que os consumidores sabem diferenciar qualidade de quantidade: “não se importando em pagar um pouco mais para levar o melhor produto para casa”.
Na oficina os participantes aprenderam o que é agroecologia, conheceram as expectativas de produtividade neste sistema e as oportunidades de mercado para produtos orgânicos. Houve ainda distribuição de sementes de milho e soja para multiplicação das sementes. Na parte prática, os produtores rurais responderam, coletivamente, um questionário para levantamento de demandas e preencheram o Caderno Plano de Manejo Orgânico da Produção Animal, desenvolvido pelo MAPA. Este caderno irá nortear o acompanhamento das propriedades atendidas pelo projeto.
- Queremos mostrar aos agricultores que agir preventivamente é muito melhor do que agir curativamente. Na agroecologia adotamos técnicas de manejo que previnem o surgimento de doenças e evitamos o uso de antibióticos, antiparasitários e outros medicamentos alopáticos geradores de resíduos. Declarou Mônica.
Fabiana conduziu a oficina e explicou que a propriedade rural é um organismo agrícola onde todos os elementos precisam estar em harmonia. “Prezamos pelo equilíbrio, pelo bem estar econômico, social e ambiental. As boas condições de trabalho, o bem estar dos animas, o respeito às tradições e vocações locais, a comercialização dos produtos. Tudo está articulado”, explicou a zootecnista.
Já o professor Carlos Elysio, reforçou a importância da higiene e de infraestrutura adequada para a acomodação dos animais.
Crédito para fotos: Marcelo Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário