quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Secretaria de Agricultura de Itaperuna faz reunião com pescadores do município







O encontro com pescadores promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura de Itaperuna, em parceria com a Emater- Rio e a Colônia Z20, aconteceu na última quarta-feira (04/12) e objetivou avaliar as formas para aplicação dos recursos do programa Rio Rural, vindos do Banco Mundial, no valor de R$ 80 mil, nas comunidades Nossa Senhora da Penha e Ponte Preta. Este dinheiro é destinado para a aquisição do kit-pesca, que envolve compra de barco com remos, rede para pesca, freezer e geladeira para armazenar o pescado. Cerca de 40 pescadores serão beneficiados com este investimento.

Para o prefeito de Itaperuna, Alfredo Rodrigues – Alfredão, o Rio Rural tem diversos pontos importantes e um deles, é a consciência ecológica que o programa exige dos participantes. “Os pescadores se comprometem a preservar a mata ciliar e o meio ambiente, além de respeitarem o período de defeso”, disse o prefeito.

De acordo com a presidente da Colônia Z20, Virgirmar Cler, os recursos chegam em um ótimo momento, pois possibilita a compra dos itens necessários para a realização do trabalho dos pescadores. “O kit proporciona mais rendimento na captura dos peixes, como carpa, piau, lambari, cascudo, dourado e tilápia, entre outros”, explicou Virgirmar.

O secretário de Agricultura de Itaperuna, Luiz Alberto Azevedo, informou que a secretaria ajuda na elaboração de projetos e fornece assistência técnica aos pescadores e reafirma que os recursos chegam para agregar valor ao trabalho do pescador que atende ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), servindo produtos para a merenda escolar.

Claudinea Soares, pescadora, falou da ajuda fundamental deste dinheiro. “Esses R$ 2 mil vão ajudar muito o nosso trabalho, melhorando a renda da minha família”, disse.

Também pescador, Gilson da Silva sabe que vai dar para comprar mais material para a construção de barcos. “Na minha comunidade, eu ensino como montar barcos e tenho orgulho da minha profissão”, falou.

O supervisor da Emater-Rio em Itaperuna, Luiz Gustavo Marques, esclareceu que os pescadores recebem os recursos, mas também precisam apresentar nota fiscal dos produtos comprados. Os Comitês Gestores de Microbacias (Cogem) avaliam e aprovam a aquisição dos kits.
Crédito para fotos: Marcelo Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário