Música e teatro para evangelizar no projeto da Paróquia São Sebastião tem alcançado resultados positivos, aumentando participação dos grupos e das crianças da Catequese Amigos de Jesus.
A musica tem sido uma das ferramentas de evangelização na Paróquia São Sebastião, em Aperibé, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. O Coral Santa Cecília de adultos tem agora um espaço dividido com o Coral Infantil São Sebastião, das crianças da Catequese Amigos de Jesus e com outros grupos que se apresentam esporadicamente. No período de Natal foi momento de apresentar novos talentos a comunidade paroquial o que vem agradando Pe. José Maurício Peixoto, com projeto de descobrir valores nas artes.
“A arte é uma importante ferramenta para evangelizar. Com a valorização, as pessoas procuram se preparar para apresentar um trabalho de qualidade tanto artístico como a mensagem de acordo com o tempo celebrado. Desde que cheguei a cidade percebi que muitas pessoas tinham valores e poderiam ser destacadas nas artes.”, disse o sacerdote.
No período de Natal além das musicas no Projeto Cantatas de Natal tem destacado não apenas com as crianças mas com outros grupos como Liturgia e Movimento Mariano. Nas apresentações natalinas o movimento mariano foi um destaque com canções tradicionais do Ciclo Natalino. Formado por jovens e adultos a apresentação arrancou aplausos da comunidade religiosa. Foi um momento de apresentar a mensagem para preparação de um tempo importante na igreja, com sua festa maior.
“Realmente foi muito bonita a apresentação musical, mas importante foi apresentar Jesus Cristo, em seu momento máximo, onde o Deus se faz criança numa simples manjedoura. E essa mensagem foi de grande valor, pois nos coloca na realidade de um Deus que amou a humanidade e foi capaz de nascer na simplicidade para nos mostrar como é importante nos dias de hoje celebrar este tempo forte na história do homem. “, destaca o padre.
Com 16 anos de sacerdócio Pe. José Maurício Peixoto sempre se destacou pelo gosto pelas artes. Um trabalho que marca seu ministério desde suas paróquias em Campos dos Gpytacazes, Norte do Estado do Rio de Janeiro. Evangelizar através da arte foi sua proposta, e não apenas destacando a arte, mas usando essa ferramenta para evangelização.
“ Em Campos logo após minha ordenação assumi uma paróquia no interior, no distante distrito de Santa Maria. E logo em seguida no bairro da Penha, localizado entre a área rural e urbana. Logo pude ver que as pessoas tem muito o que oferecer, e foi lá que iniciei esse projeto de trabalhar a musica, especialmente com as pessoas da comunidade. O resultado foi surpreendente e as pessoas mostraram que tem talentos, que precisam ser descobertos e valorizados. Uma comunidade valorizada sente sua auto estima elevada.”, disse Pe. Maurício.
Ricardo Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário