O prefeito de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal de Oliveira, e o responsável pelo setor de Tecnologia e Informática da prefeitura, Carlos Eduardo Dias Magacho, foram a Brasília para formalizar a adesão ao programa Cidades Digitais. Josias Quintal assinou, dia 19/11, o acordo de cooperação com o Ministério das Comunicações. Trata-se da formalização dos compromissos assumidos tanto pelo Ministério quanto pela prefeitura.
'A modernização dos sistemas da prefeitura vai facilitar o acesso da população ao governo, tornar mais transparente os atos da minha gestão. Seremos capazes de oferecer acesso aos serviços públicos pela internet, telefones fixos e celulares. Esta proximidade do governo com o cidadão vai ser benéfica para todos', garantiu o prefeito.
Quintal e Carlos Eduardo participaram de uma reunião técnica com a secretária de Inclusão Digital do MiniCom, Lygia Pupatto, que mostrou como será o processo de implantação do sistema. 'A equipe do setor de tecnologia e informática da prefeitura será qualificada para fazer a manutenção da estrutura. E os servidores públicos de todos os setores serão capacitados para aprenderem a usar os sistemas de e-gov, que consistem no uso das tecnologias de informação no setor público. O objetivo é articular todas as formas de comunicação do governo com os cidadãos', explica Carlos Eduardo.
Pádua é um dos 262 municípios brasileiros selecionados na segunda etapa do programa. O subchefe de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, ressaltou o mérito do prefeito e sua equipe. 'Cada um que está aqui merece muito, pois cumpriram todos os critérios técnicos e exigências do edital. E nós sabemos o esforço que tudo isso demandou.'
O programa tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.
O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Outra ação é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário