O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) também está trabalhando em prol da campanha, que visa vacinar meninas de 11 a 13 anos, especificamente as nascidas entre 01/01/2001 a 31/12/2003. A vacinação será realizada nas escolas do município e, em breve, será disponibilizado o calendário de vacinação.
De acordo com a enfermeira Sandra Helena, coordenadora do PAISM, as múltiplas equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão se empenhando ao máximo para que a campanha seja um sucesso. “Sempre reivindicamos esse tipo de vacinação, pois, ela minimiza o impacto da doença no que diz respeito ao aparecimento de verrugas e lesões genitais causadas pelo HPV. Quando há infecção, o tratamento é invasivo e doloroso”, diz.
A enfermeira Sandra ainda ressaltou avanços e conquistas na administração do SUS em Itaperuna. “Com o novo modelo de administração da atual gestão, temos a possibilidade de trabalhar com estratégias de Saúde Pública, visando melhoria na qualidade da saúde dos itaperunenses”, reforça.
A coordenadora também explicou que o Ministério da Saúde não libera a vacinação para todas as mulheres, no entanto, elas devem estar sempre com o preventivo (Papanicolau) em dia, pois, é a única forma de se prevenir de infecção por HPV ou outras doenças manifestadas no trato genital feminino. “Estou muito satisfeita por estar vivendo esse momento, pois, as autoridades tem demonstrado preocupação com essa questão. Desde já, peço à população que fique atenta ao calendário de vacinação que em breve será divulgado”, conclui Sandra Helena.
Lembrando que o público alvo da campanha são as meninas de 11 a 13 anos, especificamente as nascidas entre 01/01/2001 a 31/12/2003. A vacinação será realizada nas escolas do município e terá início no dia 10 de março. É importante frisar que o cartão de vacina deverá ser apresentado no momento da vacinação.
INFORMAÇÃO: NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde) | EDIÇÃO:Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário