A falta de equipamento próprio fazia com que a associação precisasse do maquinário de atravessadores para vender o material reciclável. Hoje, a coleta de uma tonelada diária de material recolhido nas ruas da cidade é feita e preparada na própria associação, o que eleva o valor do produto: “Além dos equipamentos, a Tetra Pak ainda é o cliente preferencial das embalagens longa vida. Quanto mais caixinhas conseguirmos, mais ganhamos da empresa”, conta Edésio.
O presidente da Assocata, Edésio Balbino da Silva, explica que a associação foi contemplada por ser um dos melhores sistemas de coleta seletiva do Estado do Rio: “Temos quinze associados que são pequenos empreendedores. Somos empresários da reciclagem e trabalhamos para o nosso empreendimento melhorar a cada dia. ”
A população tem aumentado bastante a colaboração na separação do lixo nos últimos tempos, mas o presidente diz que é necessário que mais pessoas colaborem e saibam que o que é lixo para uns, é fonte de renda e trabalho para outros. No último ano, a Assocata foi reconhecida e declarada como de Utilidade Pública pela Prefeitura de Porciúncula, através da Lei 2.068/2013.
Rosimere Ferreira
Ascom Porciúncula
Nenhum comentário:
Postar um comentário