sexta-feira, 21 de março de 2014

Audiência Pública debate soluções para o caos no trânsito paduano e implantação de estacionamento rotativo















Projetos, idéias, propostas e inúmeras sugestões impulsionaram a segunda discussão sobre estacionamento rotativo e soluções para o trânsito em Santo Antônio de Pádua.

O evento aconteceu na sede da Câmara de Pádua na última segunda-feira, dia 17 de março. A audiência pública para debater os temas atende a uma solicitação do prefeito Josias Quintal de Oliveira.

Um público expressivo e disposto a dialogar lotou as dependências do Legislativo Paduano.

A mesa diretora dos trabalhos para este debate foi composta pela vereadora presidente da Câmara, Vanderléia Marques, o prefeito Josias Quintal, o vice-prefeito Otony F de Faria, a procuradora Jaqueline Miguel, o subcomandante do 36º BPM Major João Carlos, o diretor do Departamento de Transito Waldir Pessanha Filho e Roberto Bastos da Cunha, diretor da Associação Comercial de Pádua.

Na abertura do evento o prefeito Josias Quintal fez observações importantes acerca do tema. Ele falou da preocupação desta gestão em organizar o trânsito em Santo Antônio de Pádua.

“Nesta noite tomaremos atitudes, diferentes ações que irão transformar nossas vidas e, é importantíssima a participação da comunidade”, adiantou Josias.

Josias Quintal esclareceu que discutir publicamente o assunto é importante antes que leis e regras sejam implantadas.

Quintal lembrou ainda que a guarda municipal de Pádua está legalmente constituída com poder de aplicar o poder de polícia. O Departamento de Trânsito estará regulamentando as ações e melhorias no setor.

“Todo esse caos, essa desordem que existe no transito será equacionado, disciplinado, claro, sem traumas à comunidade. Nossas ações serão progressivas e, acredito que em pouco tempo teremos uma cidade organizada. É uma medida antipática, mas necessária”, ressaltou Josias Quintal.

Tudo o que foi debatido durante a Audiência Pública será importante na elaboração do conjunto de normas de funcionamento a serem aplicadas no setor.

Para o prefeito paduano o debate reflete o interesse da municipalidade em discutir temas polêmicos e de interesse público em comum acordo. Ele avisou que a Prefeitura de Pádua estará fazendo a parte que lhe cabe neste processo e, pediu ajuda da comunidade, da Câmara de Vereadores para que o ajude na fiscalização, no desenrolar de todo este processo de mudança. Josias Quintal concluiu seu discurso lembrando que seu governo está disposto a realizar mudanças, mas também, abertos a correção de possíveis falhas durante o percurso.

Vanderleia Marques, vereadora presidente da Câmara de Pádua encerrou o evento parabenizando o prefeito Josias Quintal pela iniciativa de debater tal tema em parceria com a comunidade e o Legislativo.

Segundo ela este é um verdadeiro ato de democracia que fortalece as relações e o respeito ao povo paduano. “A Câmara de Vereadores apóia essa e outras ações que serão importantes para um viver melhor em nossa cidade”, concluiu.



Ascom Câmara de Pádua



Sandro Olivier








Abaixo um resumo das principais sugestões e opiniões de autoridades e cidadãos durante a Audiência Pública





Flávio Marchito de Jesus – Assessor Especial do Gabinete do Prefeito Josias Quintal elencou as ações que a Prefeitura de Pádua está desenvolvendo, entre essas, o mapeamento das ruas onde será aplicada a cobrança por período de estacionamento. Há também um minucioso projeto de reforma da Praça Xavier com respeito ao cidadão comum e os portadores de deficiência. O uso da pedra extraído no município também será valorizado, entre outras inúmeras ações. Flávio detalhou um projeto complexo que envolve pesquisa e levantamento de dados.





Jaqueline Miguel – Procuradora do Município de Santo Antônio de Pádua defende que o trânsito na Ponte Raul Veiga seja proibido para veículos, sendo sua destinação exclusiva para pedestres.



Professor Humberto Salomão Barbosa mostrou sua indignação com os repetitivos acidentes traumáticos que ocorrem no município e, sugeriu que a Ponte Raul Veiga ganhe passarelas laterais, algo previsto no projeto de construção da mesma. Segundo ele uma medida simples e eficiente para evitar acidentes entre pedestres e veículos automotores. Suas idéias colocam o pedestre como prioridade nesta questão.



Marcus Melo – ex presidente do Partido Verde entregou um manual de instrução e aprovação de projetos elaborado pelo Ministério das Cidades ao secretário municipal de Obras, Sr. Cacico.Ele ainda abordou a questão dos ônibus de transporte público não adentrarem em alguns distritos para o transporte de passageiros, bem como mostrou sua indignação com a situação das calçadas da cidade, algo que definitivamente para ele, ofende o direito de ir e vir do cidadão paduano.



João Batista Nogueira, o titã, arquiteto e urbanista, responsável pelo projeto de execução da Praça Pereira Lima, participou ativamente das duas audiências públicas acerca do tema. Ele distribuiu ao público presente, vereadores, e aos representantes do Poder Público Municipal um complexo manual de sugestões e melhoramento d a mobilidade urbana.



Vereadora Maria Dib Jasbik Mansur pediu reforço e maior visibilidade na sinalização municipal.



Pessanha, direto do Departamento de :Trânsito Municipal prometeu que cumprirá as determinações legais expressas na lei. Garantiu que haverá mudanças significativas na regularização do transporte alternativo, coletivo, melhorias e ampliação nos pontos de ônibus e valorização do pedestre.



Vereador Paulinho da Refrigeração cobrou explicações do diretor do Departamento de Trânsito Municipal a fim de alertar e esclarecer a população sobre o uso dos ciclomotores, as famosas “cinquentinhas”, emplacamento das mesmas e aplicação de multas precisam ser melhor explicados a comunidade, alertou o vereador.



Antônio Eduardo Noronha, engenheiro aposentado do DER-RJ foi enfático e direto ao cobrar do Governo Estadual uma contrapartida por danos causados pelo mesmo, ao utilizar no perímetro urbano, importantes artérias de suas rodovias. Segundo Antônio Eduardo o governo estadual tem a obrigação de minimizar esses impactos, dividindo com o município esta responsabilidade. O engenheiro disse que esta é uma situação que pode ser resolvida politicamente. Entre todos, foi o único a abordar a divisão de responsabilidades dentro deste complexo sistema que envolve o trânsito.



Otony Francisco de Faria, vice-prefeito municipal é um ferrenho defensor do pedestre e ciclistas. Ele milita há anos pela causa. Sugeriu que haja uma extensão uniforme entre o asfalto e o meio fio. Para ele a “valeta” que fica entre o asfalto e o meio fio obriga o ciclista adentrar na pista, aumentando assim o risco de acidentes. Ele sugeriu ao secretário de Obras que reveja essa simples ação.



Vereador Tentente Bastos parabenizou o prefeito pela iniciativa. Colocou-se a disposição da municipalidade para ajudar neste processo de mudanças no trânsito da cidade.



Fernando Pinheiro, diretor presidente da empresa Copapa, membro da Firjan e Loja Maçônica, parabenizou a organização do evento e o nível do debate. Ele colocou-se a disposição das autoridades na resolução deste e outros problemas que afligem a comunidade.



Major Carlos, subcomandante do 36º BPM salientou a importância da sinalização nas áreas escolares.





Prefeito Josias Quintal pediu aos vereadores que produzam um projeto de Lei que obrigue o uso de piso antiderrapante na construção de calçadas no município. Reconheceu a importância da passarela na Ponte Raul Veiga, desde que o projeto seja executado sem ferir a estética da mesma, tida como cartão postal municipal. Reconheceu que pouca coisa tem sido feito para melhorar a vida dos ciclistas e pedestres, mas que estará trabalhando para reverter esse quadro. Segundo Quintal há estudos para o desvio do trânsito pesado, projetos estes que estão sendo analisados diante das dificuldades técnicas; o uso da ilha como local de estacionamento de 220 carros também está sendo analisado em conformidade com as leis ambientais. Construção de suntuosos e robustos pontos de ônibus, criação da cidade do Trânsito (DETRAN, ao qual o município doou terreno de 27 mil metros quadrados, com aprovação da Câmara Municipal), construção de Terminal rodoviário na Praça João Jasbik para atender a demanda futura nas proximidades do IFF e Faetec estão entre os projetos a serem executados por seu governo.

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