terça-feira, 18 de março de 2014

Itaperuna: criação do Parque Natural Municipal é tema de audiência pública






Em Itaperuna, RJ, aconteceu audiência pública para discutir a criação do Parque Natural Municipal. O evento foi realizado nas dependências da Escola Municipal Águas Claras e contou com a presença de autoridades civis, militares, membros da sociedade civil, inúmeros moradores do Bairro João Bedim e demais convidados.

O secretário Municipal do Meio Ambiente, Alair Ignácio, agradeceu o apoio recebido da Superintendência de Biodiversidade e Florestas (SBF), Secretaria de Estado do Ambiente (SEA); que tem sido de fundamental importância na realização dos trabalhos desenvolvidos no município. Ele ainda frisou a importância da participação popular na criação do parque e agradeceu o total apoio por parte do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão.

Renata de Souza Lopes, representante da SEA, elogiou a atuação dos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente de Itaperuna, que tem realizado importante trabalho. “A gente costuma carregar os municípios no colo e aqui em Itaperuna encontramos técnicos preparados”, ressalta. Ela ainda se comprometeu a buscar recursos junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro a fim de avançar na criação do parque.

O secretário Municipal de Gabinete, Celso Nunes de Oliveira, representando o prefeito Alfredão, também destacou a importância da participação popular para o sucesso do projeto. Ele relembrou os tempos de infância, quando conheceu o lago existente no bairro e ressaltou a importância de a comunidade se envolver no projeto de maneira eficaz e atuante.

O objetivo principal da audiência foi consultar a população sobre a criação de um Parque Natural Municipal dentro do Loteamento João Bedim e a apresentação do projeto ficou sob os cuidados do tecnólogo em Gestão Ambiental, Frank Arcanjo.

Durante a explanação, Frank explicou que um Parque Natural Municipal é um tipo de unidade de conservação ambiental de proteção integral. Nas unidades de proteção integral é permitido o uso indireto de recursos naturais (caminhadas, piquiniques, escaladas, fotografias etc). “O projeto pretende fechar áreas evitando invasões; criar áreas para lazer comunitário; construir mirantes de observação; construir espaço para educação ambiental; dentre outros”, esclarece.

Dentre pontos importantes a serem considerados, o tecnólogo em Gestão Ambiental esclareceu que a região possui um açude com 6 mil m2, além de três nascentes com Mata Ciliar em estágio inicial. O projeto visa ainda à construção de três pontos de relevância cênica (mirantes de observação) e muito mais. “Nos fragmentos vegetais das áreas também existem espécimes nativos (introduzidos) da Mata Atlântica”, complementa Frank.

Participaram também da audiência pública o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Pereira da Silva (Alexandre da Auto Escola); o vereador Tim Dentista; Delano Amaral, presidente da comissão PROLAGO; Maria das Graças, presidente da ONG Amigos da Natureza; Marcelo de Oliveira, subcomandante do 21º GBM - Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro; Carlos Zacarias, diretor financeiro da CAPIL; Carlos Freitas, professor do Instituto Federal Fluminense - IFF Bom Jesus do Itabapoana; Elaine Barbosa, diretora da Escola Municipal Águas Claras; e demais convidados.

Criação do Parque Natural Municipal foi aprovada

Após apresentação, os envolvidos no projeto se colocaram à disposição para prestar todo esclarecimento necessário referente à criação do Parque Natural Municipal. Algumas dúvidas foram surgindo e prontamente foram sendo esclarecidas. Todos tiveram voz e vez para expressaram suas opiniões, bem como todos os pontos abordados foram esclarecidos. Ao final da reunião a unidade de conservação foi aprovada. Importante passo para o município de Itaperuna continuar lutando por esse sonho.

Presidente da Câmara demonstra satisfação - O presidente da Câmara, Alexandre da Auto Escola, demonstrou-se bastante satisfeito com o resultado da reunião. “Essa participação popular é muito importante, mostra que o governo está atento às necessidades da população e está chamando todos, para o diálogo. Estamos vivenciando outra face da História, onde o povo precisa participar diretamente de suas escolhas. Esse é o nosso papel e estamos abertos ao diálogo, sempre!”, finaliza Alexandre.



Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário