domingo, 23 de março de 2014

Fórum ‘Fazenda Legal’ reúne cerca de 1.000 pessoas em Itaperuna







No último sábado (22/03), o município de Itaperuna, RJ, foi sede do Fórum “Fazenda Legal”, que reuniu cerca de 1.000 pessoas nas dependências do Itapuã Clube. O evento pretendeu alavancar o debate sobre as perspectivas do agronegócio na região e contou com a participação de inúmeros profissionais do setor, técnicos especializados na área, presidentes e representantes de associações e cooperativas, autoridades municipais e do Estado do Rio de Janeiro, além de produtores rurais das regiões Norte e Noroeste Fluminense, bem como representantes de outras regiões do interior do Estado do Rio.

De acordo com o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, o fórum é uma oportunidade ímpar para discutir as necessidades do setor. “Esse evento é de suma importância não só para a nossa região, como para todos os nossos irmãos trabalhadores do interior do Estado. Nós precisamos mostrar ao trabalhador rural que ele não está sozinho. A missão do produtor rural é difícil, mas, nós estamos caminhando ao lado deles, a fim de colaborar com os avanços no setor”, declara Alfredão.

Para Christino Áureo, secretário de Estado de Agricultura, o produtor rural possui uma vocação diferenciada dos demais profissionais. “O produtor rural tem essa particularidade. Ele lida com o clima adverso, com as incertezas da economia, mas, persiste na expectativa de que algo positivo irá acontecer”, comenta.

Christino Áureo ainda frisou a necessidade de o homem do campo precisar de condições dignas e anunciou algumas melhorias, dentre elas, a formulação de edital licitatório para levar serviços de telefonia e internet para as localidades rurais; doação de tanques de resfriamento a associações de produtores de leite da região; elaboração de convênio que irá pagar aos produtores do Noroeste, pela realização de serviços ambientas; dentre outros benefícios.

Criado pela FAERJ (Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro) em 2005, o “Fazenda Legal” fomenta de forma gratuita, conhecimentos relevantes para o setor, possibilitando ao produtor conhecer e ampliar de forma mais adequada o seu negócio. O programa já atendeu aproximadamente 14 mil produtores em todo o Estado, realizando seminários, bem como estreitando relações entre o homem do campo e o poder público.

A edição do fórum em Itaperuna contou com a participação de profissionais com extensa gama de conhecimentos, dentre eles, o engenheiro agrônomo, André Novo (Embrapa Pecuária Sudeste), que palestrou sobre a transferência de tecnologia e renda como um caminho para a sucessão do negócio rural; o professor e economista, Mauro Lopes (Fundação Getúlio Vargas), que fez uma abordagem sobre cenários e perspectivas do agronegócio Fluminense; dentre outros nomes de relevada importância no cenário.

Também participaram do Fórum “Fazenda Legal”: Rodolfo Tavares, presidente da FAERJ; Stella Alves Branco Romanos, diretora-presidente da EMATER; Moacir Seródio, presidente da CAPIL; Nelson da Rocha, representante do SEBRAE; Mirian Porto, prefeita de Porciúncula; Alexandre Pereira da Silva, o Alexandre da Auto Escola, presidente da Câmara de Itaperuna; Luiz Alberto Azevedo, secretário de Agricultura de Itaperuna; demais prefeitos, vereadores e secretários das regiões Norte e Noroeste; e diversos outros convidados. O evento foi promovido pela FAERJ e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ), e contou com o apoio da Prefeitura de Itaperuna.



Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Fotos: Marcelo Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário