Para o Vigário Geral, Pe. Alex Paiva, a ocasião é motivo de comemoração.
- Quero parabenizar Dom Edney pelo excelente trabalho realizado nesses quatros anos de Diocese e também pelos nove anos de Episcopado. Como seu padre diocesano e Vigário Geral, rezo sempre para que o Senhor Jesus dê saúde e disposição para que ele possa continuar pastoreando o rebanho de nossa Diocese.
Ao longo dos nove anos de Episcopado, Dom Edney já atuou como Bispo animador do Vicariato Episcopal Leopoldina, do Ensino Religioso, da Pastoral Litúrgica, das Escolas Mater Ecclesiae, da Música Sacra, dos Ministérios, dos MECE’s, da Iniciação Cristã, da Pastoral da Educação e do Conselho de Leigos do Brasil no Regional Leste 1. O prelado também foi Diretor das Escolas de Fé e Catequese e Luz e Vida e Conselheiro da PUC-RJ. Atualmente, é Bispo Referencial do Regional Leste 1 para o Ensino Religioso e Catequese e para a Liturgia.
Nos quatro anos de governo na Diocese de Nova Friburgo pode-se destacar a atuação na tragédia climática de 2011 e na reconstrução da Capela de Santo Antônio, a criação das sedes dos três Vicariatos, o incentivo e a estruturação da Comunicação a nível diocesano e vicarial, a reestruturação da Cáritas Diocesana e o apoio aos eventos ligados a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Neste período, Dom Edney também criou o projeto Governo Itinerante, que tem como objetivo aproximar as paróquias e a comunidade do Bispo.
A Diocese convida todo o povo de Deus a se unir em ação de graças ao seu pastor, participando desta Santa Missa ou rezando em suas paróquias pelo seu ministério.
Conhecendo Dom Edney Gouvêa Mattoso
Nascido no Rio de Janeiro no dia dois de fevereiro de 1957, Dom Edney foi ordenado sacerdote em 29 de agosto de 1987, por Dom Eugênio de Araújo Sales. A solenidade aconteceu na Catedral de São Sebastião, no Rio de Janeiro. A sagração como Bispo foi realizada no dia 12 de março de 2005. Em 2010, foi nomeado Bispo Diocesano de Nova Friburgo pelo então Papa Bento XVI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário