O ‘pontapé inicial’ da campanha foi dado na Escola Municipal Henriete Amado (CIEP 467) e contou com a presença do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão; Dr. Elias Daruis, superintendente Municipal de Saúde; Maria Aparecida Vargas, secretária Municipal de Educação; Humberto Ladeira, diretor do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos (CSRT); demais autoridades e convidados.
De acordo com Gesiney Botelho, coordenador do NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde), a campanha de vacinação contra o HPV está sendo realizada em todo o Brasil. “A vacina é do tipo quadrivalente e previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18), sendo que dois deles (16 e 18), são responsáveis por mais de 70% das notificações de casos de câncer do colo de útero no Brasil. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, ficando atrás do câncer de mama”, explica.
De acordo com o prefeito Alfredão, Itaperuna está no caminho certo para atingir os objetivos principais da campanha. “Estamos vacinando essas meninas a fim de evitar o câncer de colo do útero. Queremos que essas meninas cresçam de maneira saudável e não tenham que enfrentar esse problema”, diz.
O superintendente Dr. Elias Daruis ressaltou o envolvimento das equipes, a fim de organizar a campanha. “As equipes envolvidas nesta campanha estão de parabéns! Houve uma grande mobilização para a realização desse evento e esperamos atingir as metas propostas pelo Ministério da Saúde. Nós estamos atentos às necessidades dos munícipes e não vamos medir esforços para atender as demandas”, afirma.
A SMS reforça, junto aos pais, a necessidade de conscientização sobre a campanha de vacinação.
Também participaram da abertura da campanha: Kátia Luci Botelho, diretora da E. M. Henriete Amado; Sheila Ferreira, coordenadora do setor de Imunização; Sandra Helena, coordenadora do Programa Saúde da Mulher; Neide Novaes, coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE); Vanilton Miranda, enfermeiro da VE; Uenes Macedo, assessor técnico do CSRT; Fernanda Gatto, coordenadora da ESF/PACS; Thiago Malafaia, enfermeiro da ESF - Boa Fortuna; além de outros profissionais e corpo docente da escola.
Informação: NICES (Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde) | Edição:Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna
Fotos: NICES
Nenhum comentário:
Postar um comentário