segunda-feira, 31 de março de 2014

Foram dados os primeiros passos para a criação do Instituto Histórico da Câmara de Pádua


A posse da vereadora Vanderléia Marques como presidente da Câmara de Pádua para 2014 está sendo importantíssimo para a manutenção da memória da instituição.

Ela anunciou no início de seu mandato que iria investir na criação do Instituto Histórico do Legislativo, tarefa esta já em andamento.

O funcionamento da Câmara de Vereadores de Santo Antônio em breve será no prédio onde antes funciona a Prefeitura de Pádua, cedido por concessão pelo prefeito Josias Quintal, aos vereadores.

E, no prédio sede histórico da Câmara, funcionará sessões legislativas e o Instituto Histórico.

Nele estarão sendo ressaltados e preservados documentos históricos, entre estes, livro de atas, fotos, móveis e, todo material de relevância histórica.

A Câmara de Pádua também estará recebendo doação de materiais e documentos que possam ajudar a contar a trajetória de criação do Legislativo Paduano ao longo dos anos. O livro de ata datado de 1883, época em que Visconde Figueira era o presidente da Câmara já foi digitalizado e fotografado por um pesquisador-historiador. Essas ações marcam os primeiros passos para dar vida ao instituto. Vanderléia Marques e a secretária legislativa, Maria das Graças viajaram até o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde há um instituto histórico bem estruturado em funcionamento para conhecer o funcionamento do mesmo.

Ainda em 2014 está previsto a criação do setor de Ouvidoria através do serviço denominado “Alô Câmara”, com a disponibilização de uma linha na modalidade 0800, com o objetivo de estimular a participação popular, ouvindo sugestões, reclamações, etc.

É intenção da nova presidente lançar a 2ª edição do livro a Casa de Visconde Figueira exaltando as ações legislativas até o ano corrente.

O regimento interno e a Lei Orgânica Municipal receberão reformulações.

A implantação do portal da transparência quando em funcionamento disponibilizará digitalização de leis, documentos e indicações ao grande público.

A criação da Medalha Mariquinha Cebola, 1ª mulher vereadora em Santo Antônio de Pádua objetiva homenagear as mulheres que se destacam na sociedade paduana.

Vanderléia Marques imprime um ritmo de trabalho intenso. Utiliza-se de sua sensibilidade de mulher para colocar a casa de leis paduana em ordem.

A obra de reforma do prédio onde funcionarão os gabinetes de vereadores, bem como, outras dependências está sendo supervisionado por ela, já bastante elogiada. Será um trabalho primoroso de resgate e, engrandecimento do município paduano, a começar pela porta dos gabinetes dos vereadores, todas com uma imagem marcante da cidade.

Ascom Câmara de Pádua

Sandro Olivier

Câmara de Pádua homenageia Neidimar Machado (Maza) pela passagem de seu aniversário

Reconhecimento

A Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Pádua homenageou com uma Moção de Congratulação a vereadora Neidimar Machado, pelo transcurso de mais uma data de seu aniversário.

Na mesma sessão ainda foram entregues Moção de Aplausos a Associação de Bairro Praça Pereira Lima e Ruas Adjacentes (ABCentro), pela eleição da nova diretoria, eleita para o biênio 2014/2016, devidamente representada pelo presidente João Baptista e pelo secretário, Luiz Francisco, o Luizinho.

Ambas as moções foram propostas pela vereadora presidente Vanderléia Marques e, aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.

Ascom Câmara de Pádua

Sandro Olivier



sábado, 29 de março de 2014

Juedyr Orsay se reúne com comerciantes miracemense




O prefeito Juedyr Orsay esteve reunido nesta segunda (24) com vários comerciantes de Miracema. A reunião foi realizada do edifício Rio Stylus, no bairro Rodagem em Miracema. Estiveram presentes diversos setores do comércio, como varejistas, distribuidores, panificadores, dentre outros.

Durante o encontro, os comerciantes fizeram vários questionamentos ao prefeito acerca da lei de incentivo fiscal para novas empresas que tenham o desejo de se instalar em Miracema, como a redução do ICMS a 2%.

Um dos principais questionamentos foi sobre a instalação da unidade de uma grande rede de supermercados, que gerará cerca de 80 empregos na cidade. Juedyr explicou que neste caso, não existem benefícios concedidos a tal rede, nem por parte do município ou do estado, pela mesma não se enquadrar nos requisitos para os descontos.



O prefeito esclareceu que somente as indústrias que serão implantadas no Polo Industrial II, como a fábrica de cigarros, o frigorífico, o laticínio e a beneficiadora de cereais, irão receber incentivos fiscais municipais e estaduais, gerando cerca de 300 empregos até o fim de 2014. Juedyr aproveitou para falar dos trabalhos realizados neste primeiro ano de governo, assim como investimentos, a arrecadação e também sobre as ações que serão realizadas no trânsito do município.

Os comerciantes aproveitaram o encontro para discutirem a possibilidade de se criar uma associação a fim de fortalecer o comércio local, já que os mesmos encontram dificuldades da resolução de certos problemas encontrados em suas atividades comerciais. Os mesmos ficaram de se reunir novamente muito em breve.

Estiveram presentes à reunião os vereadores: Maguinho, Brecoco, Fia, Gilson, além de secretários e assessores.

ASCOM Miracema

Programa Municipal de Melhoramento Genético

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Pádua, a Secretaria Municipal de Agricultura, SEBRAE e a Ouro Fino Saúde Animal convidam os produtores rurais para o lançamento do Programa Municipal de Melhoramento Genético que se realizará no dia 31 de março de 2014 (segunda-feira), às 19:00hs no Teatro Municipal, na Rua Major Padilha ( Rua da antiga cooperativa ). Contamos com a presença de todos para o sucesso do Programa importantíssimo na cadeia produtiva do leite.


_______________________________

Leonardo Moura Leonardo
Secretário Municipal de Agricultura

ASCOM PÁDUA

Formatura da Guarda Municipal Reúne Autoridades e a Sociedade Paduana

Sob intensos aplausos, os 49 integrantes da recém criada Guarda Municipal de Santo Antônio de Pádua foram saudados por autoridades e pela sociedade paduana na noite de 27 de março, no Clube Social de Pádua. Familiares emocionados também prestigiaram a solenidade de Formatura da Guarda Municipal, que marca o início de uma nova etapa para a segurança e a ordem pública do município. Um evento importante, também, para cada um dos integrantes da instituição, que conquistaram o posto com muito estudo, dedicação e perseverança.
O Prefeito Josias Quintal de Oliveira, o vice Prefeito Otony Faria de Francisco, a Presidente da Câmara Vanderléia Marques de Souza, o comandante do 36° BPM Ten Cel Ricardo Souza Borges, demais vereadores, secretários municipais, autoridades civis e militares, além de representantes das principais instituições de ensino presentes no município participaram do evento.
“A cidade espera que esta organização cumpra o seu trabalho da melhor maneira possível. Vocês desempenham uma postura disciplinadora. São guardiões, protetores da população. Vão construir a história da Guarda Municipal. É o resultado do trabalho de vocês que vai formar a imagem da Guarda junto à população”, afirmou o Prefeito Josias Quintal.
Os integrantes da Guarda Municipal foram treinados pela Polícia Militar. A atuação dos instrutores Sub Ten Mansur, Sgt Valadares e Sgt Décio foi destacada pelo comandante do 36° BPM, que enfatizou a importância da criação da Guarda. “A responsabilidade é muito grande. Cabe a vocês um grande quinhão da segurança pública desta cidade. Mas considerem a Polícia Militar como o seu irmão mais velho, podem contar sempre com o nosso apoio”, disse o Ten Cel Ricardo Souza Borges.

A Presidente da Câmara elogiou a atitude do Prefeito, que seguiu todas as normas e procedimentos necessários para a implantação da Guarda Municipal, buscando o apoio do Legislativo para a criação de Leis que regulamentam a criação da instituição, realizando concurso público para admissão dos agentes, e dando a eles treinamento e equipamentos adequados para que eles possam cumprir sua função. “O Prefeito sonhou e executou. E a população sai ganhando. Buscamos paz, justiça e ordem, para toda nossa cidade”, disse Vanderléia.
A Guarda Municipal é uma instituição de segurança pública municipal de caráter civil, uniformizada e armada de acordo com a lei federal N° 10.826, sendo subordinada ao Prefeito da cidade, tendo o dever de gerar segurança nos limites do município. “A criação da Guarda atende à necessidade de coibir os atos que perturbam a ordem pública. Todo cidadão de bem quer viver em uma cidade segura, com o trânsito possível”, disse Josias.
O Prefeito também esclareceu que um segmento da Guarda vai atuar na Proteção Ambiental, e também na fiscalização para o cumprimento do código de posturas da cidade. “Parabéns, vocês são os vencedores. Mas agora começa o desafio. Quarenta e cinco mil pessoas estão olhando para vocês”, falou o Prefeito, se referindo ao número de habitantes em Pádua.
A solenidade foi marcada pelo emoção dos formandos. Mauro Teixeira Ferreira falou sobre os desafios que todos enfrentaram para alcançar este objetivo, e ressaltou que cada um vai dar o melhor de si no desempenho de suas funções. O juramento de honra foi feito pelo guarda civil Silva. Logo após, todos receberam o diploma e aproveitaram a festa ao lado dos amigos e familiares, em um coquetel.
ASCOM Pádua











O menino que ama livros
Nesses tempos em que a tecnologia tomou conta dos lares, em que as amizades reais foram trocadas por contatos virtuais e a distração fica concentrada em redes sociais ou jogos eletrônicos, um leitor voraz se destaca na paisagem. Se o sonho desse garoto, de 18 anos, for criar sua própria biblioteca para dividir seus livros e a paixão pela leitura com outras pessoas, aí a surpresa é ainda maior.
Pois sim, este garoto anda anônima e tranquilamente pelas ruas da cidade com sua mochila e sempre com um fiel companheiro – um livro! Hendryo Ritchele Silva é conhecido como Júnior e também por seu amor à literatura. Aos cinco anos, ainda em Belo Horizonte, onde morava, descobriu a magia nas páginas impressas. Incentivado pela mãe, que comprava e estimulava a leitura, o garoto tomou gosto pela coisa e descobriu novos mundos. Gibis e livros infantis enchiam sua vida.
Quando completou 12 anos a família veio morar em Porciúncula, especificamente no Bairro São João Batista, onde vivia seu avô que se encontrava adoentado. A vinda para o interior mudou um pouco as atenções do garoto. Brincadeiras de rua, liberdade para sair e amigos com interesses diversos o distanciaram dos livros. Confessa que os professores da Escola Orlinda Veiga estimulavam o alunos com prêmios aos melhores leitores, mas ele queria viver a infância “perdida” na grande cidade. Essa fase durou até os 15 anos com a entrada no Ensino Médio, no Instituto de Educação. Estimulado pelos professores, passou a frequentar a biblioteca da instituição e retomou o prazer pela leitura. Passou também a freqüentar a Biblioteca Pública Municipal, no Centro Cultural de Porciúncula. Desde então, lê cerca de 40 livros por ano. Toda essa voracidade e dedicação não o impede de sair, trabalhar nem de estudar. Júnior trabalha numa locadora durante o dia e à noite cursa Fisioterapia na Faculdade Redentor de Itaperuna. Sonhar, ele sonha mesmo com o curso de Letras ou de História, mas como ganhou uma bolsa de estudos para fisioterapia, se mantém firme na conquista.
Eloqüente, o jovem com cara de menino e postura séria, tem vocabulário invejável e a conversa flui sobre qualquer assunto. A leitura desperta nele interesses maiores do que em outras pessoas que não lêem, ele reconhece.

Eclético, lê basicamente tudo: “Me interesso pela leitura. Se o livro for interessante, tiver uma escrita boa, eu leio. Se vou gostar do livro, só vou saber no fim. Mas meus maiores interesses são por livros de ficção e distopia (também conhecida como antiutopia, é um conceito filosófico adotado por vários autores e expresso em suas criações ficcionais, nas quais eles retratam uma sociedade construída no sentido oposto ao da utopia, que por sua vez prevê um sistema perfeito, um estado ideal, onde vigora a máxima felicidade e a total concórdia entre seus cidadãos). Gosto muito de mitologia, grandes navegações, livros que relatam curiosidades e costumes de outras épocas. A Casa de Avis, da trilogia Calicute, de Marcelo Mussuri, mostra as relações entre  Espanha, Portugal e a Igreja, foi um dos últimos que li e um dos que mais gostei. Leio, pelo menos, três livros por mês, e isto não me impede de viver, embora esta opção restrinja um pouco a vida social”, confessa o leitor, que optou por não namorar no momento para não se distrair de seus objetivos principais – estudo, trabalho, livros, livros, livros.

ASCOM Porciúncula



Secretaria de Meio Ambiente de Itaperuna promove palestra para alunos da rede municipal


Mais de 100 alunos da rede municipal de ensino participaram na manhã desta sexta-feira (28/03) de uma palestra sobre os cuidados com a água. O evento foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente de Itaperuna em parceria com o setor de Educação e aconteceu na Faculdade Redentor.

O prefeito de Itaperuna, Alfredo Rodrigues – Alfredão, afirmou que se preocupa com as questões ambientais e solicitou que mais ações como esta aconteçam nas escolas, “incluindo mais alunos e que chegue aos distritos, pois a zona rural também precisa de cuidados com o meio ambiente”. Completa Alfredão.

Estudantes das escolas municipais Francisco de Mattos Ligiero, Henriett Morineau e Águas Clara acompanharam a apresentação feita pelo professor acadêmico Marcos Paulo Thomé que também é coordenador do curso de Ciências Biológicas da instituição que cedeu o espaço.

O tema “Água: usos múltiplos e economia” mostrou que a água doce, possível de ser consumida por pessoas, animais e plantas, representa pequena parte do manancial disponível no planeta, “sendo importantíssimo não desperdiçar, usar com consciência”. Assim falou o palestrante.

Para o secretário de Meio Ambiente, Alair Ignácio, “temos que abordar temas de grande importância como a conscientização ambiental, plantação de árvores, economia de água, cuidados com o lixo, além de iniciativas sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida da população”, finaliza Alair.



Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Fotos: Marcelo Nunes

O Papa Sorriu: exposição em homenagem ao Papa Francisco






Museu de Arte Sacra de São Paulo exibe 38 caricaturas feitas por cartunistas brasileiros e estrangeiros. mostra acontece de 15 de março a 30 de abril no Museu de Arte Sacra de São Paulo


O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP) exibe O Papa Sorriu, mostra que conta com 38 caricaturas feitas por 38 cartunistas brasileiros e estrangeiros. A exposição faz uma homenagem ao Papa Francisco.

“Impressionados com os sorrisos e abraços distribuídos pelo Papa, especialmente com os jovens, um grupo de cartunistas reuniu diversas obras que retratam o Pontífice e sua simpatia”, lê-se em nota do MAS-SP. O resultado foi a publicação do livro intitulado O Papa Sorriu, entregue pessoalmente ao Papa Francisco pelo Arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer, no início de 2014, continua a nota. Agora, alguns desses trabalhos ocupam as paredes do MAS/SP em exposição inédita: “Para nós, demonstra que fazemos sim arte. É a primeira vez que caricaturas entram em um museu de arte sacra. Parabéns a todos que acreditaram em mais essa empreitada de nossas flash expo”, comenta José Alberto Lovetro, Presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil.

Com traços característicos acentuados, os artistas criam desenhos de certa forma cômicos, que provocam todos os tipos de reação nos espectadores, desde a surpresa até a ternura. Entre os nomes de destaque, a mostra exibe trabalhos de artistas conhecidos nacionalmente, como Baptistão, Carlos Amorim, Gilmar Fraga, Gustavo Paffaro, J. Bosco, Junior Lopes, Luiz Carlos Fernandes, Mônica Fuchshuber, Omar Figueroa Turcius, Quinho, Sergio Morettini e William Medeiros.

Nas palavras de José Carlos Marçal de Barros, Diretor Executivo do MAS/SP: “Nas crônicas políticas e sociais, a caricatura constitui uma das mais aguçadas formas de expressão. Nada parece escapar aos olhos do caricaturista, cujo poder de síntese revela um invejável conhecimento sobre a realidade e sobre o ser humano.”





Ricardo Gomes

Itaperuna: mutirão de limpeza em ruas do Bairro Aeroporto





Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Obras segue com o mutirão pelas ruas do município. Desta vez a equipe trabalhou em algumas ruas do Bairro Aeroporto, dentre elas, a Rua Bonifácio Alonso. Confira as imagens do fotógrafo Marcelo Nunes, do Departamento de Comunicação – Decom – da Prefeitura de Itaperuna!

Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Secretaria de Saúde de Itaperuna adquire móveis e utensílios para reestruturação de setor







A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna (SMS), RJ, adquiriu móveis e utensílios para a reestruturação do Departamento de Odontologia, que tem desenvolvido excelente trabalho junto à população.

Dentre as aquisições constam ventilador de teto; longarinas, para melhor comodidade dos pacientes na sala de espera; arquivos para a recepção, visando organizar as fichas dos pacientes de maneira prática; mesa para a sala de prevenção; mesa para o almoxarifado; dentre outras.

Segundo a dentista Viviane Braga Pereira, coordenadora do Departamento de Odontologia, a Secretaria de Saúde não tem medido esforços para atender a contento às necessidades do setor.

– Recentemente nós recebemos equipamentos novos que foram distribuídos entre unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), agora, mais esses móveis e utensílios. Temos recebido todo apoio necessário para desenvolver um bom trabalho - ressalta a coordenadora.

RELEMBRE: unidades de ESF recebem equipamentos de Odontologia

A SMS, através do Departamento Municipal de Odontologia, tem se dedicado ao máximo para garantir melhor qualidade de vida à população itaperunense. Exemplo disso são as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), antigo PSF, que receberam novos equipamentos de Odontologia. As unidades de Retiro do Muriaé, Comendador Venâncio, Raposo, Aré, Boa Ventura, São Francisco e São Mateus já receberam equipamentos, dentre eles, autoclave, compressor, fotopolimerizador, amalgamador, ultrassom com jato de bicabornato para profilaxia (remoção de tártaro), dentre outros.



Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Fotos: Departamento de Odontologia

Itaperuna recebe doação de 100 barracas para feirantes






Durante solenidade de doação foi inaugurado escritório da Fiperj

O município de Itaperuna, RJ, recebeu na tarde da última quinta-feira (27/03), a doação de 100 barracas para feirantes, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap). Após a entrega simbólica das barracas foi assinado termo de cooperação entre a Prefeitura de Itaperuna e a Sedrap. Em seguida, foi inaugurado escritório regional da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), que irá funcionar nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Estadual Felipe Peixoto, a feira realizada em Itaperuna possui uma característica bastante peculiar. “A feirinha aqui, conta com a participação efetiva dos produtores rurais da região, diferente dos outros centros. Nós jamais poderíamos deixar de atender a esse pedido [referente às barracas] do prefeito Alfredão”, completa Felipe Peixoto.

O secretário ainda citou a Colônia de Pescadores Z 20, com sede em Itaperuna, como exemplo para todo o Brasil. Enalteceu o trabalho da presidente da Colônia, Virgimar Magalhães, e falou sobre a importância da região Noroeste Fluminense. Ao final de sua fala, Felipe Peixoto comemorou o fato de o escritório da Fiperj em Itaperuna ser o 11º no Estado. “A Fiperj tinha apenas oito servidores efetivos, agora, após o concurso público, temos 91 servidores. Esse escritório vai melhorar a vida dos pescadores de toda a região e só fará sentido se vocês buscarem nossa ajuda”, reforça.

Para o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, tanto a doação das barracas, quanto a instalação de um escritório da Fiperj no município, são motivos para comemoração. “Nós temos que buscar toda parceria possível, a fim de melhorar a qualidade de vida dos nossos produtores rurais e pescadores. Não vamos medir esforços para melhor atender aos trabalhadores itaperunenses. Nosso secretário de Agricultura, Luiz Alberto Azevedo, tem feito um excelente trabalho”, complementa Alfredão.

O feirante Geraldo Damásio disse estar satisfeito com as novas barracas. “Acho que com todas as barracas iguais, a gente consegue melhorar o trabalho, ficando todo mundo com o mesmo espaço para trabalhar”, diz. Já o pescador Antônio Ribas pretende buscar informações junto ao escritório da Fiperj. “Vamos ter a oportunidade de lidar no dia a dia com técnicos, muito bem preparados”, garante.

Centenas de pessoas participaram da solenidade que aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura, dentre elas, prefeitos da região Noroeste; secretários de diversos municípios; autoridades civis e militares; representantes do Governo Estadual; pescadores e produtores rurais; e demais convidados.

Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Fotos: Marcelo Nunes

Itaperuna: vereadores elogiam trabalho realizado pela Secretaria de Saúde





Durante sessão da Câmara Municipal de Itaperuna realizada na última quarta-feira (26/03), inúmeros vereadores teceram elogios ao trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem se destacado consideravelmente.

O vereador José Alberto Chiarelo Tinoco, o Tim Dentista, listou algumas conquistas da Secretaria, dentre elas, a renovação da frota de veículos e o fato de a atual administração ter recuperado os demais veículos que estavam parados. “A frota de veículos está rodando em dia; as reformas do anexo ao Centro de Saúde Dr. Raul Travassos é outra conquista, bem como, a Unidade Básica de Saúde do Surubi, que será inaugurada esta semana”, lembra Tim Dentista.

Para o vereador João Batista da Silva, Batista da Água, a Secretaria de Saúde está sendo bem conduzida. “Nós temos um secretário competente, o Dr. Juliano, e o superintendente, Dr. Elias Daruis, também muito competente. A pasta funciona bem, pois, há pessoas do meio da Saúde que entendem bem sobre o assunto”, diz o vereador.

O vereador Alaílton Pontes de Souza, o Lalá, também citou diversas melhorias e completou: “todo mundo está vendo que a Secretaria de Saúde está melhorando”, ressalta Lalá. O Antônio Carlos de Santana, o Xim, também ressaltou a importância do trabalho realizado pelo setor e destacou a reinauguração do Posto de Urgência (PU), que em apenas 45 dias já realizou mais de 2.700 atendimentos.

A Secretaria Municipal de Saúde normalizou as pendências com fornecedores; acertou os salários dos funcionários, que voltaram a receber em dia; reformou e está construindo UBS (Unidade Básica de Saúde); busca manter as farmácias regularmente com medicamentos; recuperou diversos exames que já estão disponíveis para a população; recuperou e adquiriu novos veículos para sua frota; tem buscado investimentos junto aos governos Estadual e Federal; está reformando o CAPS e o ‘Dentinho’; dentre outra conquistas.

Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Fotos: Marcelo Nunes

Secretaria de Agricultura de Itaperuna segue com campanha para criação alternativa




A Prefeitura de Itaperuna, por intermédio da Secretaria de Agricultura está incentivando a avicultura no município. Nesta quarta-feira (26/03), 21 novos produtores rurais aderiram ao programa que oferece um sistema de criação de pintinhos e marrecos e que foi desenvolvido para atender as necessidades dos agricultores familiares, aliando baixo investimento e rentabilidade econômica.

Nesta segunda etapa, 525 pintos e 65 marrecos foram entregues. O agricultor Oscar Boechat é interessado pela avicultura há quase 20 anos. Ele informou que com o auxílio da Prefeitura, nos últimos meses, a produção de ovos e carne está ficando com mais qualidade. “O secretário está sempre passando as dicas corretas e desta vez vou levar mais 100 pintinhos para a minha roça”, diz o produtor.

O secretário de Agricultura, Luiz Alberto Azevedo, explicou que as instalações foram dimensionadas de forma que estejam ao alcance desses agricultores, pois, priorizam a utilização de material barato e compete, em sua maioria, com recursos naturais existentes na própria propriedade.

Luiz Alberto explicou que o objetivo é oferecer estas espécies com qualidade para o repovoamento das áreas rurais, incentivando pequenos negócios no campo, além de contribuir para a alimentação de toda a família.

Mais informações sobre os projetos de avicultura podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura, na BR 356, km 2, no antigo Mercado do Produtor ou através do telefone (22) 3824-6373.

Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Fotos: Marcelo Nunes

Câmara de Itaperuna recebe visita da Fanfarra do C. E. Buarque de Nazareth

Na última quarta-feira (27/03), a Câmara Municipal de Itaperuna, RJ, recebeu a visita da Fanfarra Estadual Boanerges Bastos, do Colégio Estadual Buarque de Nazareth. Em dezembro de 2013, em Taubaté, SP, a Fanfarra recebeu o título de melhor do Brasil, categoria “Fanfarra Simples Tradicional Juvenil”, composta por instrumentos de sopro e percussão (componentes de 13 a 22 anos).

Rejane Travassos, presidente do Rotary Club de Itaperuna, pediu ajuda aos vereadores, com o intuito de adquirir novos uniformes para os alunos da Fanfarra. De acordo com o presidente da Câmara, Alexandre Pereira da Silva – Alexandre da Auto Escola – a Câmara não tem verba a ser destinada a essa finalidade.

– Nós não dispomos de verba para esse tipo de situação. No entanto, os vereadores conhecem inúmeros empresários e, certamente, vamos interceder junto à iniciativa privada, na tentativa de conseguirmos uniformes para essas crianças, que tão bem representam o nosso município. Estão todos de parabéns por essa conquista! - ressalta Alexandre.

Novo instrutor do Tiro de Guerra é apresentado aos vereadores

O 1º Sgt. Marcos Antônio Raimundo, novo instrutor do Tiro de Guerra – TG/01/008 – foi apresentado aos vereadores. Ele agradeceu aos itaperunenses pela receptividade e se colocou à disposição da comunidade. O novo instrutor ainda manifestou o desejo de trabalhar com projetos sociais, a fim de amenizar problemas ocasionados pelas drogas, principalmente entre os jovens.

O presidente Alexandre da Auto Escola deu as boas vindas ao instrutor e disse que o município está ao inteiro dispor do Tiro de Guerra. O presidente também solicitou à secretaria da Casa que providencie Moção de Aplausos ao 1º Sgt. Raimundo.

Informação: Agência Comuniqque



quinta-feira, 27 de março de 2014

Leandro Monteiro fala sobre situação encontrada na Prefeitura de Cordeiro



Em entrevista ao programa Espaço Aberto da Rádio 94 FM, na sexta, 14, o prefeito de Cordeiro, Leandro Monteiro, apresentou um resumo da situação encontrada no órgão que está administrando desde o dia 1º de março, após realizar reunião com os seus secretários. Logo no início da entrevista, apresentou dados que comprovam um déficit que pode chegar a R$ 10 milhões, entre dívidas, restos a pagar e débitos diversos.

Sobre a frota de veículos da Prefeitura, disse que a mesma está totalmente sucateada, com cerca de 30 veículos sem condições de uso, sendo que vários deles não poderão mais ser recuperados. “Além disso, todos os carros da Saúde em atividade estão precisando de reparos, bem como de várias outras secretarias”, relatou o prefeito.

No campo administrativo, informou que processos foram pagos sem nota fiscal e sem assinaturas dos secretários que solicitaram os materiais ou serviços. Cerca de 100 deles não foram localizados na Prefeitura até o momento. Leandro Monteiro disse, inclusive, que só poderá pagar o que estiver dentro da legalidade, dando uma satisfação aos fornecedores. “Para vocês terem uma ideia, estamos com vários telefones cortados e iríamos ficar sem energia elétrica”, completou.

O prefeito informou ainda que várias secretarias foram afetadas em razão do descaso com a administração pública. A de Serviços Públicos não tem material, veículos e pessoal suficiente para executar os serviços; a de Educação chegou a interromper o fornecimento de merenda escolar; a de Esportes só tem a quadra do Bairro Lavrinhas em condições de uso, enfim, quase todos os setores foram comprometidos.

Leandro Monteiro dedicou um bom trecho da entrevista ao setor de Saúde. Explicou que os atrasos na realização de licitações resultaram na ausência de contratos para aquisição de materiais e insumos, bem como de serviços. Isso acarretou diversos problemas no atendimento aos usuários do SUS, como a falta de materiais e serviços como medicamentos, exames laboratoriais, exames de média e alta complexidade, bem como de diagnóstico por imagem, procedimentos cirúrgicos, leite, fraldas, material para curativos e correlatos, e manutenção e aumento da frota de veículos para transporte de pacientes.

Ao final da entrevista concedida ao comunicador Telmo Santana, o prefeito do PC do B pediu o apoio da população para colocar o município em ordem e promover o seu desenvolvimento. “Estou mantendo contatos no Rio e em Brasília, tenho conseguindo apoio, mas é fundamental que os cordeirenses me ajudem. Sou filho de Cordeiro, nascido e criado aqui, e vou honrar cada cidadão dessa terra. Tenho o meu pai como espelho e quero servir de espelho para os meus filhos”, concluiu Leandro Monteiro.



Fonte: Prefeitura Municipal de Cordeiro