Ela anunciou no início de seu mandato que iria investir na criação do Instituto Histórico do Legislativo, tarefa esta já em andamento.
O funcionamento da Câmara de Vereadores de Santo Antônio em breve será no prédio onde antes funciona a Prefeitura de Pádua, cedido por concessão pelo prefeito Josias Quintal, aos vereadores.
E, no prédio sede histórico da Câmara, funcionará sessões legislativas e o Instituto Histórico.
Nele estarão sendo ressaltados e preservados documentos históricos, entre estes, livro de atas, fotos, móveis e, todo material de relevância histórica.
A Câmara de Pádua também estará recebendo doação de materiais e documentos que possam ajudar a contar a trajetória de criação do Legislativo Paduano ao longo dos anos. O livro de ata datado de 1883, época em que Visconde Figueira era o presidente da Câmara já foi digitalizado e fotografado por um pesquisador-historiador. Essas ações marcam os primeiros passos para dar vida ao instituto. Vanderléia Marques e a secretária legislativa, Maria das Graças viajaram até o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde há um instituto histórico bem estruturado em funcionamento para conhecer o funcionamento do mesmo.
Ainda em 2014 está previsto a criação do setor de Ouvidoria através do serviço denominado “Alô Câmara”, com a disponibilização de uma linha na modalidade 0800, com o objetivo de estimular a participação popular, ouvindo sugestões, reclamações, etc.
É intenção da nova presidente lançar a 2ª edição do livro a Casa de Visconde Figueira exaltando as ações legislativas até o ano corrente.
O regimento interno e a Lei Orgânica Municipal receberão reformulações.
A implantação do portal da transparência quando em funcionamento disponibilizará digitalização de leis, documentos e indicações ao grande público.
A criação da Medalha Mariquinha Cebola, 1ª mulher vereadora em Santo Antônio de Pádua objetiva homenagear as mulheres que se destacam na sociedade paduana.
Vanderléia Marques imprime um ritmo de trabalho intenso. Utiliza-se de sua sensibilidade de mulher para colocar a casa de leis paduana em ordem.
A obra de reforma do prédio onde funcionarão os gabinetes de vereadores, bem como, outras dependências está sendo supervisionado por ela, já bastante elogiada. Será um trabalho primoroso de resgate e, engrandecimento do município paduano, a começar pela porta dos gabinetes dos vereadores, todas com uma imagem marcante da cidade.
Ascom Câmara de Pádua
Sandro Olivier