quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014
Secretaria de Agricultura de Itaperuna auxilia na comercialização de pescado do município
Através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Prefeitura de Itaperuna e a Colônia Z20 são parceiras nesta ação do Governo Federal que visa a fortalecer a agricultura familiar. No município, o pescado é comercializado com auxílio do Executivo, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura itaperunense, e atende atualmente 22 instituições que incluíram o pescado para suprir as necessidades nutricionais.
Itaperuna conta com 92 piscicultores, que produzem 64 toneladas por ano. O secretário municipal de Agricultura do município, Luiz Alberto Azevedo, visitou uma propriedade local e explicou que seis tanques são utilizados e produzem, a cada semana, três mil quilos de peixes, que são tratados com ração balanceada e com rigoroso controle da água. Luiz Alberto disse ainda que o processo que envolve peixes requer muita atenção: “Tudo começa com a escavação do tanque, passando pela introdução dos alevinos e cuidados com a alimentação e com a comercialização”.
A presidente da Colônia Z20, Virgirmar Magalhães, acompanhou o secretário nesta visita e esclareceu que os peixes são limpos e embalados antes de serem fornecidos ao programa. Ela informou que, somente em Itaperuna, 165 pescadores artesanais vivem desta atividade e conseguem vender 263 mil quilos a cada ano.
O prefeito de Itaperuna, Alfredo Rodrigues – Alfredão, falou que é importante aumentar a quantidade do pescado produzido no município, mas com qualidade. “Temos todas as condições técnicas para desenvolver a atividade com segurança e orientar o agricultor familiar é a nossa missão". E concluiu: "Trabalhamos para dar maior estabilidade à atividade agrícola e garantia de ocupação e renda ao produtor em seu próprio local”.
Texto: Larissa Mercante
Fotos: Marcelo Nunes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário