Recentemente, profissionais do Setor de Imunização se reuniram com as demais equipes envolvidas na campanha, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Na oportunidade, os supervisores de escolas do município foram orientados sobre a estratégia e logística da campanha. O HPV é responsável por mais de 70% das infecções que evoluem para câncer do colo uterino.
A campanha visa vacinar meninas de 11 a 13 anos, especificamente as nascidas entre 01/01/2001 a 31/12/2003, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. A vacinação terá início a partir do dia 10 de março e será realizada nas escolas do município. Em breve, será disponibilizado o calendário de vacinação.
Sobre o HPV
É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.
Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4.800 óbitos.
O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo (Papanicolau), anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.
INFORMAÇÃO E FOTO
NICES - Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário