sábado, 15 de fevereiro de 2014
Reunião com representante do Inea acontece em Itaperuna
Os secretários municipais de Agricultura e do Meio Ambiente de Itaperuna participaram de uma reunião com representante do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para conhecerem e aplicarem no município o projeto Jogos Limpos, objetivando compensar através de restauração florestal as emissões de carbono que ocorrerão em virtude da realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro em 2016. Membros de comunidades rurais também estiverem no encontro.
Para o prefeito de Itaperuna, Alfredo Rodrigues – Alfredão, “o projeto precisa ser uma iniciativa de todos, para que todo mundo saia ganhando”. Ele disse também que uma das propostas do programa é ter jogos limpos dentro e fora de campo, unindo boas práticas ambientais, geração de renda e motivação ao esporte.
Propriedades rurais e empresas privadas e públicas são o foco do Jogos Limpos, caso queiram indicar suas terras para serem reflorestadas através de assinatura em um protocolo de intenção. Não haverá custo ao proprietário, podendo desistir do programa a qualquer momento, antes do início da restauração.
O secretário de Agricultura de Itaperuna, Luiz Alberto Azevedo explicou que cerca de 20 mil hectares deverão ser inseridos no programa ambiental em todo o Estado e “o nosso município não ficar de fora desta iniciativa que é de responsabilidade do Inea e da Secretaria de Estado do Ambiente”.
Alair Ignácio, secretário de Meio Ambiente de Itaperuna, esclareceu que o produtor poderá aproveitar o reflorestamento para gerar renda com novos negócios. “Mas quero ressaltar que só será permitia a exploração de produtos não madeireiros”.
Henrique Barbosa, gerente executivo do programa Jogos Limpos, também participou da reunião e ressaltou que é importante visitar cada município para esclarecer os pontos do projeto, afim de obter sucesso no implantação do sistema.
Crédito para fotos: Marcelo Nunes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário