domingo, 4 de maio de 2014

Seminário de Saúde Mental em Itaperuna foi um sucesso






Em Itaperuna, RJ, foi realizado na última terça-feira (29/04), Seminário de Saúde Mental, organizado pelo Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, com a seguinte temática: “Álcool e drogas – um desafio na rede de cuidados”.

O evento foi considerado um sucesso, haja vista, ter reunido enorme gama de profissionais qualificados, de diversos setores, a fim de fomentar propostas e ideias para enfrentar o problema. Um dos objetivos do seminário foi apresentar a rede de saúde mental existente no município, bem como promover a discussão sobre os problemas e prioridades sobre álcool e drogas, entre os diversos seguimentos de atenção e profissionais de saúde do município.

Para a coordenadora Municipal do Programa de Saúde Mental, Ana Maria Ferreira Soares (Enfermeira Ana), é de suma importância que a sociedade conheça o funcionamento do sistema. “Conhecendo o sistema e como é difícil dar assistência a esses pacientes, a sociedade passará a reconhecer que o usuário é um doente e precisa de tratamento, não de exclusão”, ressalta.

A coordenadora ainda destacou a necessidade de somar forças. “Neste cenário estamos traçando, juntos, as estratégias dentro das temáticas, onde propomos uma forma de enfrentamento do problema. É necessário somar forças através das secretarias, profissionais e população. Só assim, poderemos construir um plano de prevenção, combate e assistência”, afirma.

Após abertura oficial do seminário foi apresentada a peça teatral "O sentido e o preço de uma vida", pelos alunos do curso de Pedagogia da FAETERJ. Em seguida, diversas autoridades fizeram sucinta apresentação sobre as instituições às quais representam, dentre elas, secretarias da Prefeitura de Itaperuna, Ministério Público, Defensoria Pública, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Conselho Tutelar, e outras.

Já na segunda parte do seminário aconteceu apresentação das equipes de Saúde Mental da Região Noroeste Fluminense, Secretaria de Estado de Saúde e Supervisão Clínico-Institucional do Programa de Saúde Mental de Itaperuna, que traçaram um panorama sobre como os diversos seguimentos lidam com as questões de álcool e drogas no município, mostrando a complexidade e a dimensão do problema. Ao final da exposição foi aberto espaço para debate e recomendações, quando todos puderam compartilhar experiências, ideias e sugestões.

Também participaram do Seminário de Saúde Mental: “Álcool e drogas – um desafio na rede de cuidados” as seguintes autoridades: promotor de Justiça, Fábio de Castro Júnior, da 2ª Promotoria de Justiça de Itaperuna do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro; assistente social, Rosa Maria Ferreira de Abreu, integrante da equipe técnica do Tribunal de Justiça; defensor público, Moacir Martins Pereira; representante da área técnica de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde, Luiza Silveira; secretária Municipal de Educação, Maria Aparecida Oliveira Vargas; secretária Municipal de Ação Social, Trabalho e Habitação, Loíde Estides; presidente do Conselho Tutelar, Adenilson Zacharias; coordenadora da Central de Regulação do Município de Itaperuna, Elizabeth Teixeira; assistente social, Maria Selma, representando a Casa Lar; médico Matheus Paula da Silva Netto, representando a equipe técnica do CAPS ad; capitães do Corpo de Bombeiros, Anderson Fontes e Otávio Luiz Martins; representantes da AMEII (Associação da Melhor Idade de Itaperuna); demais autoridades e convidados.





Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Fotos: NICES

Nenhum comentário:

Postar um comentário