terça-feira, 20 de maio de 2014

Tradicional Festa de Santa Rita de Cássia em Frecheiras com desfile de carros de boi, Levantamento do mastro, missas e procissão.





A festa de Santa Rita em Frecheiras, Cambuci com tradições preservadas. Tradição na região o desfile de carros de boi aconteceu no sábado (17) e em seguida as 18h foi celebrada a missa iniciando a programação festiva, culminando com o levantamento do mastro. A festa acontece nesta quinta feira com a procissão às 18h e missa solene presidida pelo Pe. José Maurício Peixoto, reunindo numero expressivo de fieis devotos da santa das causas impossíveis.

Na opinião do Diretor do Departamento de Cultura de Aperibé, Marcelo da Cunha Hungria São raros os momentos em que podemos apreciar o uso do carro de bois. Estes eventos religiosos promovidos pela Igreja Católica em Aperibé em diferentes momentos, este ano na Festa de Santa Rita de Cássia, festa de tradição há quase 170 anos, também como tem ocorrido todos os anos na Festa de São João Bastista em Funil e nas Festas de Nossa Senhora Aparecida, contribui para elevar a fé e ainda acreditar na força do homem do campo reconhecendo o que se tem feito ao longo de um século e meio de trabalho.

Durante a semana a comunidade recebeu sacerdotes que já trabalharam na igreja local. No dia 19, a missa foi presidida pelo Pe. Maximiliano Barreto da Silva, que teve oportunidade para rever amigos, sendo recebido pela comunidade católica que acolheu carinhosamente no dia 20 recebeu o Pe. Alcemar Pereira da Silva atualmente na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Campos e fechando no dia 21, a missa foi celebrada pelo Pe. Leandro Moraes Diniz.

“A Festa de Santa Rita é uma oportunidade de muitas pessoas voltarem a Frecheiras para rever amigos e familiares, e isso mantém a nossa festa que está completando 168 anos de existência. São muitas as graças obtidas pela intercessão da santa conhecida por sua intercessão nas causas impossíveis.”, relata Sandra de Oliveira Gonçalves.

A tradição do carro de boi é uma das marcas da região, e atualmente vem sendo resgatada nas festas religiosas. Um trabalho que consta do projeto da Paróquia São Sebastião, em Aperibé. Esse projeto está sendo incentivado pelo Pe. José Maurício Peixoto, e além das festas em Funil e Frecheiras também é realizado todos os anos em Aperibé na Festa de Nossa Senhora Aparecida.

“Tão devotamente conhecido como Mês Mariano, Maio também é piedosamente conhecido pela devoção popular à Santa medianeira das causas impossíveis - Santa Rita de Cássia. Com 168 anos de fundação a Capela eregida pelo fazendeiro Laurentino Antonio de Lima aknda atrai para si inúmeros fiéis em busca de graças urgentes e ditas impossíveis. Afim de saudar sua Santa Patrona,os fiéis da adjacência (Frecheiras) do 5° distrito de Cambuci se mobilizam sob o Pastoreio do Pároco Pe José Maurício Peixoto. Objetivando manter a cultura e preservar a história, os festejos deste ano foram descerrados com a presença dos carros de boi e o desfile de cavaleiros e carreteiros, quem alem de demonstrarem tradição exprimem a fé autêntica.”, avalia Luiz Otávio Lessa - Membro Festeiro da Igreja de São João Batista - Funil





Ricardo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário