quinta-feira, 29 de maio de 2014
Matriz de Miracema: Patrimônio preservado
Nossa cidade recebeu seu mais sublime espaço, reinaugurado e revigorado pelas Graças de Deus e intercessão de Santo Antônio, a Igreja Matriz da Paróquia de Santo Antônio, Miracema, nosso Padroeiro milagroso que protagonizou uma bela história na fundação da cidade.
Uma belíssima e emocionante Santa Missa, celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, com os rituais litúrgicos necessários para o fortalecimento da fé e manutenção das tradições e cerimoniais da Igreja Católica, foi gratificante.
Fizeram-se presentes à cerimônia a comunidade, autoridades, grupos religiosos, movimentos católicos e principalmente os profissionais envolvidos na obra, os quais tiveram a responsabilidade de manter as características da arquitetura do século passado.
A obra contou com a colaboração do museólogo Gustavo de Oliveira Tostes e também com as orientações do INEPAC- Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, supervisionado pela Arquiteta Cristina Pimentel, irmã de Caridade, que resultou num magnífico trabalho.
Nas várias intervenções e introspecções feitas no prédio, foram encontrados documentos emparedados no altar mor dentro de uma garrafa, conforme tradição da época, que relatam situações de obras, datadas e escritas em 02/11/1899, assinada pelo italiano Pedro Favário, que construiu o altar mor, por doação do Sr. João Rosa Damasceno e em 09/02/1934 a construção dos Altares do Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Graças, pelo Cônego José Thomás de Aquino, o que será refeito pelo nosso Pároco, endossado pelo Revmo. Bispo, desta maneira fazendo com que o futuro seja entendido mediante os acontecimentos e registros do passado, para que não se percam no tempo ou encontre pessoas que não os dão o devido valor histórico.
O magnífico prédio foi inaugurado em 03 de maio de 1900. O projeto de sua construção é atribuído a um engenheiro alemão que estava de passagem pela cidade, resultando neste belíssimo exemplar de arquitetura em estilo gótico, lembrando mais um castelo do que um templo, por suas torres a época serem menores que as atuais. Agora ela é Patrimônio Fluminense, mediante o Tombamento do Governo do Estado do Rio de Janeiro, conforme lei vigente.
Durante esta atual intervenção, recolhemos, para acrescentar ao acervo de Arte Sacra do Centro Cultural Melchíades Cardoso, o único tronco de madeira que servia como viga de sustentação da obra original, que não foi atacada por cupins e também uma parte da sanca de madeira que circundava o teto, agora substituída por gesso.
Inegavelmente temos acrescentado a todo este contexto o empenho do Pároco Monsenhor Mateus e do Vigário Padre Alfredo, os quais mobilizaram toda a comunidade na contribuição direta ou indireta, viabilizando a obra com doações, realização de festas, campanhas e enfim chegou à confirmação da solicitação ao Governo do Estado, através da publicação no Diário Oficial nº 086 de 15/05/14, como também a doação de R$ 30.000,00 (trinta mil Reais), pela Empresa JBB, que explorou o Parque de Diversões da 50ª Exposição, ambos solicitados pelo Exmo. Senhor Prefeito, Juedyr Orsay Silva.
Por ocasião da reinauguração da Igreja, oportunizei agradecer ao Senhor Bispo, Monsenhor e o Vigário, o respeito às características e elementos arquitetônicos do prédio que remontam à época da construção.
Nossa história dignificada por um feito religioso, com a doação de 25 alqueires de terra, doados pela fundadora da cidade, Dona Ermelinda Rodrigues Pereira, em honra a Santo Antônio, cujo esteio brotou e deram prosseguimento às nossas tradições, na Capelinha demolida, que era edificada onde hoje se encontra o Jardim de Infância Clarinda Damasceno. O respeito aos bem feitores da Igreja, que durante sua existência vem cumprindo seu papel de conquistar e evangelizar os cativos fiéis, que contribuem para que seja cumprida a vontade de Deus.
Ter um prédio imponente, localização de destaque, elevado em relação ao nível da cidade, de beleza ímpar, cartão postal da cidade e local de salvação e purificação é mesmo um privilégio, que merece todo esforço para sua conservação. A preocupação de não descaracterizá-lo é o objetivo maior do Tombamento, que garante que possamos através de várias décadas reconhecer, as suas características peculiares, altares bem remodelados, imagens e peças de valorosa expressão de Arte Sacra, que precisa do entendimento de seus zeladores e do povo freqüentador do templo, para não alterá-los.
Que esta intervenção e reforma possa conquistar mais fiéis, reforçar a fé, ter duração longínqua e principalmente estar valorizada como nosso Patrimônio Cultural, Artístico, Paisagístico, Religioso e Monumental.
Aguardemos as conclusões da parte externa da nossa Igreja, monumento histórico, que tanto nos orgulha e nos faz diferenciados perante outros municípios.
Fonte: Ascom/CCMC
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