terça-feira, 20 de maio de 2014

Projeto "Bio Pomba" deve revitalizar e tornar o rio de Pádua no mais piscoso de todo estado do Rio de Janeiro. - Josias Quintal anuncia repovoamento do Rio Pomba com mais de 1 milhão de alevinos



A revitalização do Rio Pomba é uma das prioridades do Prefeito de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal de Oliveira. Durante o Torneio de Pesca ao Piau, no último domingo, 18/05, Quintal anunciou que a Prefeitura vai implantar um projeto que vai recuperar a fauna do rio Pomba, transformando-o no rio com a maior população de peixes do Estado do Rio de Janeiro. Uma meta ambiciosa que o prefeito pretende cumprir até o final de seu governo.

O projeto apelidado de “Bio Pomba” prevê a soltura de mais de 1 milhão de alevinos no rio Pomba. Espécies nativas de peixe que vão se reproduzir e repovoar o rio. “Quero que o Pomba seja o rio mais piscoso do Estado, e que a nossa cidade se torne um grande polo pesqueiro. Estamos incentivando a pesca artesanal, mas é preciso que o rio tenha peixe em abundância para garantir o crescimento do setor. O peixe está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, é um alimento saudável. Com mais oferta, as vendas vão aumentar, assim como a renda dos pescadores da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

O repovoamento é uma importante ação para o Rio Pomba, que em 2003 foi afetado por um dos maiores desastras ambientais ocorridos no Brasil. No dia 29 de março, o reservatório de resíduos químicos da Indústria de Papel Cataguases rompeu-se e despejou no Pomba mais de 1,4 bilhão de litros de produtos tóxicos. O rio se tornou uma extensa mancha negra com milhares de peixes mortos. Biólogos estimaram que demoraria ao menos dez anos para que a fauna e a flora do rio se recuperasse.

A soltura de alevinos no Pomba vai proporcionar o aumento do número de peixes, revigorar a economia local, proporcionando mais renda aos pescadores, e também restabelecer o equilíbrio natural da fauna fluvial na nossa região.
Por Kellen Leal - ASCOM Prefeitura Municipal de Pádua

Nenhum comentário:

Postar um comentário