domingo, 18 de maio de 2014









Miracema se orgulha da manutenção de sua Cultura

O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura distinguiram, através do Prêmio de Cultura, os projetos e ações que promoveram de forma significativa a Cultura fluminense.

Para que fosse democrática, a eleição foi realizada por Região, com indicações de 10 projetos cada, sendo 02 escolhidos por uma comissão indicada pelo Estado, de pessoas de notório saber e um por votação on-line, através do site da Secretaria de Cultura. www.cultura.rj.gov.br.

O Município de Miracema se destacou em nossa Região Noroeste, com a indicação de 03 projetos: Centro Cultural Melchíades Cardoso, Grupo Sócio Cultural Cara da Rua e Associação Senzala de Caxambu. A partir daí procuramos, através de campanhas e divulgação, promover os indicados da cidade, escolhidos pelo Estado.

Portanto, as citadas indicações demonstram que o trabalho de manutenção de nossa cultura local tem se destacado, pontuando nossas identidades e formas de preservação, reconhecidas e indicadas pela Secretaria de Estado.

Entre os dias 9 e 11 de maio, um grandioso evento foi realizado no Parque Lage – RJ, para a entrega do Prêmio aos indicados, onde vários grupos se apresentaram dando um panorama de todas as Manifestações encontradas na diversidade cultural do Estado.

O Grupo Sócio Cultural Cara da Rua surgiu em 2003, na comunidade periférica de Miracema, visando a promover a inclusão social e oportunizar às crianças, adolescentes e jovens o acesso à cultura para que os mesmos possam interferir de forma positiva nos seus destinos. Tem como missão “PROMOVER A INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL, ATRAVÉS DO FORTALECIMENTO DOS GRUPOS CULTURAIS LOCAIS PRESERVANDO E DIVULGANDO SUAS TRADIÇÕES E TODO SEU LEGADO”.

Segundo seus fundadores, José Antônio Fontoura Xavier, “Totonho” e Rosemeire Utrini Vieira “Meirinha”, em sua trajetória tiveram como parceiro desde 2003 o SESC Rio de Janeiro e a Prefeitura de Miracema. Em agosto de 2006, o Cara da Rua inaugurou sua sede própria no Bairro do Cruzeiro, lugar de seu público alvo. A apropriação empreendedora do Patrimônio Imaterial e dos serviços culturais da comunidade passa a ser um instrumento poderoso para o desenvolvimento social e econômico. Neste contexto, fundou-se a CIA Folclórica Boi de Miracema, a Cia de Dança, o Bloco Cara da Rua, o Bloco Cara de Lata, Hip Hop The Face Of Street, implementou o artesanato em Bambuí e corda com o Artesanato Cara da Terra. Em 2008 foi selecionado em primeiro lugar no RJ, no Edital do Programa AMIGO REAL do Grupo Santander Brasil. Tornou-se referência como PONTO DE CULTURA do Brasil, com valores culturais resgatados e divulgados através das ações, sustentadas pelos princípios da autonomia e empoderamento social das comunidades, que aos poucos vem se fortalecendo, através de uma gestão compartilhada e transformadora. Nesta proposta, a instituição é Premiada em 2009 pela PNUD- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento como Ponto de Valor. Pelo terceiro ano consecutivo obtém a maior pontuação no RJ no Edital 2010, Programa Amigo de Valor do Grupo Santander Brasil, participou da III Mostra Brasil–Juventude transformando com Arte e foi selecionado pelo MINC, no edital Cine mais Cultura.

Recebeu do Conselho Municipal de Cultura de Miracema o Prêmio Mérito Cultural Dr. Hermes Simões Ferreira, outorgado às iniciativas culturais realizadas no município, que se destacam com o objetivo de promover a Cultura local. Participa dos principais eventos do município, sendo o ultimo o Espaço Cultural da Expo 2014.

O Grupo Sócio Cultural Cara da Rua no dia da entrega do Prêmio estava num grande evento em Belo Horizonte, o Festival Internacional de Teatro, com o espetáculo, Boi de Miracema, que foi reportado no Caderno de Cultura, do Jornal O Estado de Minas, que é distribuído em todo o estado de Minas Gerais.

Presente ao evento, representei com muito orgulho e emoção o nosso grande vencedor, recebendo o estilizado e artístico troféu das mãos da Secretária de Estado de Cultura, Adriana S. Rattes, o Grupo Sócio Cultural Cara da Rua, que deu a Miracema mais um honroso Título.
Devemos nos orgulhar e exaltar nossos valores. Independente de qualquer prévia avaliação é Miracema enaltecida, através de um valoroso trabalho aqui realizado. No Noroeste também recebeu o Prêmio as Bordadeiras de Itaperuna.

Hoje envaidecidos pelo potencial cultural cultivado em Miracema, reafirmamos os objetivos de nosso “Projeto Miracema, Terra que Brota Talentos”, visando a acrescentar em nosso patrimônio Cultural miracemense oportunidades de crescimento e projeção de nossos valores locais.

Parabéns! Grupo Sócio Cultural Cara da Rua, Meirinha atual Presidente, sua Diretoria, seus funcionários, alunos, artistas, pais que acreditam no Projeto, comunidade que acolheu e respeita o trabalho e acima de tudo por valorizar nosso Patrimônio Imaterial.

 Fonte: Ascom/CCMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário