Distritos também vão receber o projeto a partir do segundo semestre
Em Itaperuna, RJ, o projeto “A Saúde vai ao trabalhador”, realizado no último sábado (24/05), foi um sucesso. A “caravana do bem”, assim denominado o projeto por alguns cidadãos que participaram do evento, foi instalada na Avenida Cardoso Moreira, no trecho do calçadão em frente ao Top Center Hotel. No segundo semestre, “A Saúde vai ao trabalhador”, irá até os distritos do município.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciativa do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) em parceria com outros segmentos e entidades, o projeto visa integrar ações de Saúde Pública às ações de Saúde do Trabalhador, proporcionando a conscientização dos trabalhadores do Noroeste Fluminense, sobre como cuidar melhor de sua saúde.
Durante a ação, os trabalhadores receberam especial atenção e foram encaminhados a profissionais especializados, que realizaram exames de pequeno porte e orientaram o trabalhador sobre questões do cotidiano, que devem ser observadas com cuidado para a melhoria da saúde.
De acordo com o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, o sucesso do evento deve ser creditado à união das equipes. “Juntos nós somos mais fortes e eu parabenizo a todas as equipes envolvidas no projeto. Tenho certeza que no próximo evento, nos distritos, vamos conseguir levar outras equipes mais”, diz Alfredão.
Para o superintendente Municipal de Saúde, Dr. Elias Daruis, é de suma importância que outras secretarias se juntem ao projeto. “Nós conversamos com o secretário de Agricultura, Luiz Alberto, que gostou da iniciativa e nas ações nos distritos, já teremos esse apoio. Como o prefeito disse, é importante somarmos forças”, completa o superintendente.
A enfermeira do Trabalho Patrícia Fróes, coordenadora do CEREST, informou que em breve serão divulgadas as datas da realização do projeto nos distritos. “Nós também vamos levar o projeto para os distritos, visando atender às necessidades desse público. Temos unido nossas forças, a fim de proporcionar o melhor atendimento para o trabalhador. As comunidades dos distritos podem nos aguardar, pois, a caravana do bem está chegando”, comemora Patrícia.
O projeto “A Saúde vai ao trabalhador” desenvolve ações de promoção, prevenção e vigilância, de forma a detectar acidentes ocorridos e agravos decorrentes do trabalho, realizando a notificação compulsória e servindo como base para estudos da situação atual da região. Ainda durante as ações, a Secretaria Municipal de Saúde e os demais parceiros disponibilizaram as equipes, que realizaram aferição de pressão arterial; testes de glicemia; orientação sobre câncer bucal; distribuição de preservativos; orientação sobre o câncer de colo de útero e mama; distribuição de panfletos informativos; dentre outras ações.
São parceiros da Secretaria Municipal de Saúde e do CEREST neste projeto, a Cruz Vermelha, Faculdade Redentor, UNIG (Universidade Iguaçu) e RENAST (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador).
Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna
Fotos: NICES e Marcelo Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário