quarta-feira, 30 de abril de 2014
Escritora Porciunculense na Academia Brasileira de Letras
O dia está se aproximando. A emoção e a ansiedade tomam conta de uma pessoa que vive tranquilamente nessa terra pacata distante da capital. Seus textos, suas emoções e sua história, no entanto, tem atravessado fronteiras. Ela é poeta, é escritora, por muitos anos se dedicou ao ofício das artes e do ensino escolar e universitário. Ela é Ivone dos Santos Guimarães – o nome que será imortalizado na Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras –ADABL. A professora, escritora e poeta se tornará membro da Academia no dia 30 de abril em cerimônia no Instituto Geográfico Brasileiro, no Rio de Janeiro, tendo como patrona a escritora Cora Coralina. Dona Ivone nasceu no Rio de Janeiro há 82 anos, mas aqui se fixou por um fato que ela considera o mais importante de sua história: “Aqui encontrei o amor da minha vida e aquele que me introduziu na arte de escrever e fazer poemas e sonetos”. Ela já publicou livros de poesias – “Contrastes e Confrontos” e “Amores e Divagações” – e prepara um romance sobre a História do Brasil desde os ciclos espirituais, onde dissertará sobre a descoberta do Brasil aqui na Terra e nos planos siderais.
A Associação de Diplomados da Academia Brasileira de Letras é composta por colaboradores, poetas e prosadores, todos muito bem inspirados e dignos de figurar na vida literária do país. A ADABL foi fundada em 25 de agosto de 1963 e funcionou durante muitos anos na Federação das Academias de Letras do Brasil (FALB). Já teve como Presidente de Honra o Dr. Austregésilo de Athayde que, em 1989, encantado com o movimento sério das atividades culturais exercidas pelos seus idealizadores e frequentadores, concedeu à Entidade (ADABL) o privilégio de funcionar nas dependências da própria Academia Brasileira de Letras, ocupando, uma vez por mês, a Sala José de Alencar, onde os membros ainda se reúnem.
A autora porciunculense se prepara para apresentar um trabalho sobre Cora Coralina aos demais membros da Academia e efetivar-se como membro imortal. A Academia, que completa 51 anos em agosto, terá evento comemorativo na Academia Brasileira de Letras, já contando com a presença de nossa Ivone entre seus associados.
Mais uma vez, a Cultura de Porciúncula se destaca e se entusiasma com a conquista desse nosso talento literário. Ivone Guimarães enrique, abrilhanta e mantém viva a chama do bem cultural – verdadeiro espelho da alma de um povo.
Rosimere Ferreira – Prefeitura de Porciúncula
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário