sexta-feira, 25 de abril de 2014

Itaperuna: mobilização do ‘Programa Saúde na Escola’ foi um sucesso



Em Itaperuna, RJ, a mobilização do “Programa Saúde na Escola” foi um sucesso. Na oportunidade, as secretarias de Educação e Saúde somaram forças e levaram aos alunos, uma série de atividades, dentre elas, práticas corporais; atividades físicas e de lazer, na perspectiva da cultura de paz e dos direitos humanos; dentre outras. O programa visou estimular os alunos a praticarem atividades físicas e a buscar melhor qualidade de vida.Durante a programação, professores de Educação Física se reuniram com a equipe de fisioterapeutas do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), com a equipe do projeto de condicionamento físico do professor Nivaldo Godói, e com enfermeiras do PACS/ESF, a fim de traçarem os ajustes finais. Antes do início das ações, a equipe do NASF realizou trabalho de alongamento com os alunos, para manter a flexibilidade do corpo e assim garantir uma boa sessão de exercícios físicos.
As atividades físicas foram realizadas em forma de jogos e brincadeiras, onde os alunos puderam explorar suas habilidades, aprender como dividir tarefas e encontrar meios para alcançar os objetivos determinados pelos professores. A coordenadora de Programas da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Padilha, disse que esse tipo de mobilização busca orientar os alunos a escolher melhores hábitos, condicionando o corpo através de atividades físicas. “Esta articulação entre saúde e educação no ambiente escolar incentiva os alunos a buscar uma melhor qualidade de vida”, complementa. Denise ainda informou que o programa buscou trabalhar equilíbrio, destreza, habilidade motora, velocidade e a lateralidade dos alunos.
Luiz Paulo Medina, professor de Educação Física, acredita que quando estimulados a praticarem atividades físicas ou esportivas, desde o primeiro momento no ambiente escolar, os alunos tendem a aprender o valor das tarefas e o enfrentamento das dificuldades, tentando assim, buscar soluções viáveis para qualquer tipo de situação. “É por isso que fazemos jogos com bolas e objetos, para que esses alunos pratiquem questões lógicas para conquistarem seus objetivos, como também desenvolver suas habilidades. É preciso despertar o senso de convívio e coletividade, como também o aprendizado entre ganhar e perder, em uma competição”, conclui o professor.








Fisioterapeutas do NASF acompanharam as ações

A equipe de fisioterapeutas do NASF esteve presente durante as ações, contribuindo significativamente com o sucesso do programa. A fisioterapeuta Fernanda Junqueira disse que a prática de atividades físicas, esportivas e corporais ajudam no desenvolvimento escolar e no aspecto cognitivo. Ela ainda falou sobre as atividades físicas, importantes para a promoção da saúde e prevenção de algumas patologias. Por fim, a fisioterapeuta disse que atividades realizadas de forma coletiva ajudam na integração e na inserção social do indivíduo.
As escolas do município que participaram do “Programa Saúde na Escola” foram: Henriete Amado, Humberto de Campos, Elzo Galvão, Francisco de Mattos Ligiéro, Lincoln Barbosa de Castro, Henriett Morineau, Oscar Jerônimo, Sítio São Benedito, Jardim Maria Madalena Magacho e Dr. Alto de Oliveira Pinto.

Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário