quinta-feira, 17 de abril de 2014
Prefeitura de Itaperuna realiza I Concurso Leiteiro de Fazenda e firma parcerias
Terminou na última quarta-feira (16/04), o I Concurso Leiteiro de Fazenda promovido pela Prefeitura de Itaperuna, por intermédio da Secretaria de Agricultura em parceria com a Emater-Rio, a Universidade Unig e a Associação dos Moradores e Produtores do Valão do Cágado. Nove produtores inscreveram 13 animais que competiram em duas categorias.
O objetivo do concurso foi incentivar a comercialização de leite dos pequenos e médios produtores do município. A competição começou na segunda-feira (14/04) e teve ordenha e pesagem de leite duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra no período da tarde. As categorias foram divididas em animais que produziriam mais e menos de 70 litros. As vacas foram devidamente examinadas e fizeram testes de brucelose e tuberculose. Houve ainda o controle da acidez do leite. O material fora dos padrões foi descartado.
O prefeito de Itaperuna, Alfredo Rodrigues – Alfredão, falou da satisfação em reativar a modalidade deste tipo de concurso na localidade em que nasceu. “Eventos assim orientam sobre diversos pontos, como alimentação e higiene corretas do animal e serve também de motivação para produção e comercialização do leite”. Afirma ele.
Para o secretário de Agricultura, Luiz Alberto Azevedo, a diferença deste concurso é a ordenha feita no curral, o que não acontece nos concursos realizados em feiras e exposições agropecuárias. “A vaca fica menos estressada, produzindo maior quantidade de leite e com qualidade”. Luiz Alberto agradeceu ainda a participação dos alunos da Unig que contribuíram para a cronometragem das ordenhas e auxílio na pesagem do produto.
O produtor Juarez Rodrigues que participou com três vacas, explicou que "cada gota é muito importante”. E declarou que “é um grande incentivo e mostra que estamos no caminho certo”.
INOVAGRO
O encerramento do concurso contou com uma conversa, dirigida pelo gerente de Relacionamento do Banco do Brasil de Itaperuna, Leônidas Godoy, que falou do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro). Produtores e cooperativas rurais são o público alvo desta linha de crédito oferecida pela instituição.
Diversos benefícios são oferecidos aos produtos, como carência de três anos para o início do pagamento. O leque de itens financiáveis é amplo, e inclui desde serviços de consultoria até a compra de máquinas e equipamentos necessários visando o aumento da produtividade. Os interessados devem procurar uma agência do Banco do Brasil.
VENCEDORES
CATEGORIA ABAIXO DE 70 L
1º lugar - Produtor Alessandro, com a vaca Pintura.
2º lugar - Produtor Fábio Buy, com a vaca Retinta.
3º lugar – Produtor Jonas Boechat, com a vaca Debora.
CATEGORIA ACIMA DE 70 L
1º lugar - Produtor Dalcy Poubel, com a vaca Carlona.
2º lugar - Produtor Moacyr Seródio, com a vaca Ervilha.
3º lugar - Produtor Moacyr Seródio, com a vaca Florinda.
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna
Fotos: Marcelo Nunes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário