terça-feira, 17 de junho de 2014

Itaperuna: curso de capacitação em toxicologia reúne profissionais da região







Em Itaperuna, RJ, o curso de capacitação em toxicologia reuniu inúmeros profissionais da região Noroeste Fluminense. O evento foi realizado nos dias 09 e 10 de junho, no auditório do Hotel Caiçara.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciativa do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), o curso de capacitação em toxicologia teve a presença de cerca de 50 profissionais, representando os 13 municípios da região.

Uma realização do Programa de Saúde do Trabalhador (Pstrab), da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pelo Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH/Fiocruz), pelo desenvolvimento das ações de Vigilância em Saúde e Assistência dos Trabalhadores Expostos aos Agrotóxicos, integrantes do Projeto de Implantação das Ações de Vigilância da População Exposta aos Agrotóxicos no Estado do Rio de Janeiro.

A enfermeira do Trabalho Patrícia Fróes, coordenadora do CEREST, destacou a importância da capacitação para a região, onde os trabalhadores rurais têm sido vítimas de intoxicação. “Precisamos informar essa população dos riscos e agravos que estão sendo expostos nas plantações, com o uso excessivo de agrotóxico. Estamos trabalhando cotidianamente com o intuito de levar toda informação necessária a esses trabalhadores”, reforça a coordenadora.

O evento reuniu palestrantes renomados, dentre eles, o médico Pedro Coscarelli, técnico da Saúde do Trabalhador da SES e professor da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ; e a tecnologista da Fiocruz, Leise Barros Ferreira. Também participaram do curso equipes da Cruz Vermelha e da Secretaria Municipal de Agricultura, sob a coordenação de Maria das Graças Magalhães e Luiz Alberto, respectivamente.

DEPOIMENTOS

De acordo com o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, o curso foi uma iniciativa de suma importância, demonstrando a preocupação do município com o homem do campo. “Nós estamos buscando proporcionar melhores condições de vida ao trabalhador rural. Esse curso é de grande valia para os nossos técnicos, que serão multiplicadores da informação”, destaca.

Para o secretário Municipal de Saúde, Juliano da Silva França, a capacitação em toxicologia é um assunto que precisa realmente ser tratado com especial atenção. “Nossos técnicos precisam estar bem informados, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida ao trabalhador rural. Esse curso atende às necessidades dos nossos profissionais, que certamente tiraram um excelente proveito dessa capacitação”, diz.

O superintendente Municipal de Saúde, Dr. Elias Daruis, também elogiou a iniciativa. “É um trabalho sensacional e que certamente vamos colher frutos muito em breve. A Secretaria de Saúde não tem medido esforços em busca de parcerias, como essa com o CEREST, por exemplo, a fim de proporcionar melhorias para o cidadão itaperunense. Estão todos de parabéns!”, finaliza Dr. Elias.


Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Fotos: Marcelo Nunes

Um comentário:

  1. Dr. Pedro Coscarelli é um excelente médico, professor, e ser humano. Tive o prazer de ser seu aluno na Faculdade de Ciências Médicas da UERJ.

    Dr. Leonardo Marques Pereira

    ResponderExcluir