Agricultores do Noroeste Fluminense vão a Paraíba do Sul neste sábado (31/05) para participar do 1º Encontro Regional dos Produtores Rurais do Projeto PAIS. O evento visa promover um intercâmbio com foco nas vantagens do sistema de cultivo agroecológico, promovido pelo PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável).
Organizado pelo Sebrae/RJ, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura de Paraíba do Sul, através da Secretaria do Ambiente e Agricultura, o encontro acontece no Cepefer, durante todo o dia, a partir das 8h30. O encontro contará também com representantes das prefeituras envolvidas, da Emater-Rio, do programa Rio Rural e do BNDES.
O projeto de certificação orgânica no Noroeste Fluminense será apresentado. Dos 235 agricultores do PAIS na região, 98 vão obter a certificação de produtores orgânicos, junto ao Ministério da Agricultura, através do sistema OCS (Organização de Controle Social). Uma parceria entre o Sebrae-RJ, o programa Rio Rural, a Emater-Rio e a Pesagro-Rio, entre outros, possibilitou a certificação, sem custos, para o produtor.
“Este projeto é importante para fortalecer os produtores. Eles foram capacitados através de cursos e palestras, cumpriram a etapa de transição e já podem ser classificados como produtores orgânicos”, afirma o gerente regional do Sebrae no Noroeste, Nelson Rocha.
"Esse primeiro encontro é uma ótima oportunidade para os produtores trocarem experiências e receberem informações valiosas desse mercado que cresce a cada dia. O Centro Sul fluminense já tem cerca de 150 famílias beneficiadas com o PAIS, podendo, muito em breve, ser referência estadual na produção agroecológica", diz o gerente regional do Sebrae no Centro Sul, Jorge Pinho.
Fonte: Folha de Italva
Nenhum comentário:
Postar um comentário