quinta-feira, 26 de junho de 2014
Reunião em Itaperuna avalia o Plano Territorial do Desenvolvimento Rural Sustentável
Em Itaperuna, RJ, foi realizada reunião na quinta-feira (25/06), na sede da Associação de Pescadores da Colônia Z - 20, para avaliação e aprovação do Plano Territorial do Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS), reorganização do Colegiado do Território da Cidadania do Noroeste Fluminense (COTECINF), bem como outras questões.
De acordo com José Alcino Cosendey Nascimento, gestor de Projetos do Sebrae de Agronegócio da Região Noroeste Fluminense, foram realizados, anteriormente, vários encontros entre sociedade civil e o Poder Público, onde foram definidas as propostas de projetos, com o intuito de alavancar o desenvolvimento da Região Noroeste Fluminense. “Foi elaborado o plano e agora estamos retomando o colegiado e reorganizando o mesmo, para aprovar o PTDRS. Vamos continuar a discutir propostas, com o intuito de buscar recursos e políticas públicas que visam o desenvolvimento da nossa região”, diz o gestor.
Para o secretário Municipal de Agricultura de Itaperuna, Luiz Alberto Azevedo, a avaliação do PTDRS é um importante passo para toda a região. “Mais uma vez fica claro a necessidade de unirmos forças. O município de Itaperuna está atento às necessidades da região e tem buscado ajudar naquilo que está ao seu alcance. Essa reunião é bastante significativa e demonstra que estamos no caminho certo”, ressalta o secretário.
Segundo Margareth Carvalho Teixeira, gerente geral da UNACOOP (União das Associações e Cooperativas Usuárias do Pavilhão 30 – Ceasa/Irajá), a reunião foi de suma importância. “É importante a participação dos agricultores familiares e dos pescadores no processo de construção de qualquer projeto de investimento. Sem essa participação, não estaremos atendendo a agricultura familiar de maneira adequada”, diz. Ainda de acordo com Margareth, tudo o que foi resolvido na reunião precisa ser oficializado até o dia 30 de julho. “A expectativa é que esteja tudo concluído até essa data”, reforça.
A qualificação do PTDRS priorizou a revisão dos eixos estratégicos consolidados em anos anteriores, ratificando os seguintes eixos: meio ambiente, ampliação e melhoria na Educação, geração de trabalho e renda, infraestrutura e acesso à terra. A organização rural foi um dos pontos primordiais que ficou evidenciado durante a reunião. Dentre as finalidades do PTDRS destacam-se: garantir o desenvolvimento do produtor; buscar o desenvolvimento sustentável; acompanhar as ações e ter ações sobre elas; propor políticas para o desenvolvimento territorial; acompanhar de todas as decisões propostas; além de discutir, coordenar e fomentar o território.
Durante a reunião foi apresentando a todos os presidentes de associações de produtores rurais, dos 13 municípios que compõe a região Noroeste Fluminense, a nova formação do grupo diretivo.
Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Ao final da reunião, Virgimar Magalhães de Oliveira Cler, presidente da Colônia de Pescadores Z - 20, falou a respeito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar, além de promover a inclusão social e econômica no campo, através do fortalecimento da agricultura familiar. “A colônia tem cinco projetos de pescado junto à CONAB, atendendo a bancos de alimentos de Madureira, Nova Iguaçu, e a 22 entidades, que englobam os municípios de Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana, Natividade e Porciúncula, fornecendo peixe”, destaca Virgimar.
O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos. O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais.
Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial; Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição como Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias e Bancos de Alimentos e para famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, esses alimentos também contribuem para a formação de cestas de alimentos distribuídas a grupos populacionais específicos. (Informação PAA, obtida no site www.mds.gov.br).
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna
Fotos: Marcelo Nunes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário