domingo, 1 de junho de 2014
Prefeito de Itaperuna assina ‘Pacto pela Restauração da Mata Atlântica’
Em Itaperuna, RJ, acontece entre os dias 26 a 30 de maio, o 2º Encontro de Saúde Ambiental. Durante o evento, realizado pela Faculdade Redentor, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, assinou o “Pacto pela Restauração da Mata Atlântica”.
O referido pacto foi estabelecido em 2009 visando integrar pessoas e instituições no desafio de restaurar a Mata Atlântica, com qualidade e em larga escala, em paralelo com os esforços de recuperação e conservação de seus remanescentes naturais, promovendo simultaneamente a conservação e restauração da Biodiversidade; geração de trabalho e renda; manutenção e provisão de serviços ambientais; e adequação legal das atividades agropecuárias.
O “Pacto pela Restauração da Mata Atlântica” é um movimento que atualmente conta com 247 organizações signatárias, que explicitam sua institucionalidade, organizações essas comprometidas com a ambiciosa meta de restauração de 15 milhões de hectares de áreas degradadas na Mata Atlântica, até 2050.
Sobre a perspectiva de geração de trabalho e renda, o pacto considera ainda o enorme potencial para o aquecimento de microeconomias estruturadas na cadeia produtiva da restauração florestal, que envolve coletores de sementes, produtores de mudas, prestadores de serviços de restauração etc. A estimativa do movimento é que até 2020 sejam gerados mais de 440 mil postos de trabalho associados direta e indiretamente, através da implementação das iniciativas de restauração no bioma.
O prefeito Alfredão destacou os resultados alcançados até o momento e ressaltou que ainda há muitos desafios a serem conquistados, dentre eles, que o “Pacto pela Restauração da Mata Atlântica” tenha a capacidade para alavancar as iniciativas de restauração dos seus membros e não membros. “Precisamos somar forças, unir todos os nossos esforços para que as ações do pacto continuem avançando”, complementa Alfredão.
Os prefeitos da região Noroeste Fluminense também assinaram o pacto durante o evento, que reuniu inúmeras autoridades de toda a região. A AEMERJ – Associação Estadual de Municípios – apoiou e parabenizou os municípios do Noroeste por mais este importante passo, visando o fortalecimento e a ampliação das políticas municipais para proteção da Mata Atlântica. Com a assinatura do pacto, os municípios do Noroeste Fluminense entram para o cenário Nacional de estratégias para proteção do Bioma Mata Atlântica. O COSEMMA-NF – Conselho de Secretários de Meio Ambiente – foi protagonista desta iniciativa.
Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itaperuna, com informações da Secretaria Municipal do Ambiente
Fotos: Marcelo Nunes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário