Dando sequência às atividades de caráter educativo e preventivo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itaperuna, RJ, através do Departamento de Odontologia, vem realizando campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal.
Recentemente, equipe da SMS esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS), instalada no Bairro Surubi, ministrando palestra e conversando com os moradores da localidade sobre o tema. A dentista Kênia Tinoco foi quem palestrou na UBS, bem como realizou exames clínicos. A palestrante esclareceu as dúvidas dos pacientes e ressaltou a importância do cuidado e prevenção.
O referido câncer é um tumor maligno que se desenvolve na boca e orofaringe (parte da garganta posterior à boca). Os principais fatores de risco são o fumo e o álcool. É importante frisar que o risco é maior com o aumento do consumo de cigarros e doses de bebidas. Outros fatores que também merecem atenção são: irritação mecânica crônica, como uso de prótese mal ajustada; exposição excessiva ao Sol, que pode causar além do câncer de pele, câncer no lábio; alimentação pobre em vitaminas e minerais, principalmente a vitamina C; higiene bucal ruim ou deficiente.
A SMS vai continuar com a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal, junto às unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) – antigo Postinho – nos bairros e distritos; bem como nas UBS. A Unig (Universidade Iguaçu) é parceira da SMS nesta campanha que conta, inclusive, com o apoio de profissionais e alunos do curso de Odontologia.
Essas e outras informações podem ser obtidas junto ao Departamento de Odontologia, que está situado na Rua Coronel Luiz Ferraz, Centro, nº 279. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30min às 16h30min.
PREVENÇÃO
Medidas como não fumar e diminuição do consumo de bebidas alcoólicas são necessárias. Também não pode se esquecer da proteção e horários adequados para exposição aos raios solares; bem como da adoção de um estilo de vida mais saudável, com exercícios físicos, dieta rica em fibras, frutas e vegetais. As lesões pré-cancerígenas podem ser diagnosticadas antes de se transformarem em câncer, através de exame rotineiro da boca.
FIQUE ATENTO PARA: feridas que não cicatrizam em duas semanas; caroços, inchaços ou área de dormência; sangramentos sem causas conhecidas; dor na garganta que não melhora.
Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna
Fotos: Marcelo Nunes
FIQUE ATENTO PARA: feridas que não cicatrizam em duas semanas; caroços, inchaços ou área de dormência; sangramentos sem causas conhecidas; dor na garganta que não melhora.
Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna
Fotos: Marcelo Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário