quarta-feira, 30 de abril de 2014

Escritora Porciunculense na Academia Brasileira de Letras




O dia está se aproximando. A emoção e a ansiedade tomam conta de uma pessoa que vive tranquilamente nessa terra pacata distante da capital. Seus textos, suas emoções e sua história, no entanto, tem atravessado fronteiras. Ela é poeta, é escritora, por muitos anos se dedicou ao ofício das artes e do ensino escolar e universitário. Ela é Ivone dos Santos Guimarães – o nome que será imortalizado na Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras –ADABL. A professora, escritora e poeta se tornará membro da Academia no dia 30 de abril em cerimônia no Instituto Geográfico Brasileiro, no Rio de Janeiro, tendo como patrona a escritora Cora Coralina. Dona Ivone nasceu no Rio de Janeiro há 82 anos, mas aqui se fixou por um fato que ela considera o mais importante de sua história: “Aqui encontrei o amor da minha vida e aquele que me introduziu na arte de escrever e fazer poemas e sonetos”. Ela já publicou livros de poesias – “Contrastes e Confrontos” e “Amores e Divagações” – e prepara um romance sobre a História do Brasil desde os ciclos espirituais, onde dissertará sobre a descoberta do Brasil aqui na Terra e nos planos siderais.
A Associação de Diplomados da Academia Brasileira de Letras é composta por colaboradores, poetas e prosadores, todos muito bem inspirados e dignos de figurar na vida literária do país. A ADABL foi fundada em 25 de agosto de 1963 e funcionou durante muitos anos na Federação das Academias de Letras do Brasil (FALB). Já teve como Presidente de Honra o Dr. Austregésilo de Athayde que, em 1989, encantado com o movimento sério das atividades culturais exercidas pelos seus idealizadores e frequentadores, concedeu à Entidade (ADABL) o privilégio de funcionar nas dependências da própria Academia Brasileira de Letras, ocupando, uma vez por mês, a Sala José de Alencar, onde os membros ainda se reúnem.

A autora porciunculense se prepara para apresentar um trabalho sobre Cora Coralina aos demais membros da Academia e efetivar-se como membro imortal. A Academia, que completa 51 anos em agosto, terá evento comemorativo na Academia Brasileira de Letras, já contando com a presença de nossa Ivone entre seus associados.

Mais uma vez, a Cultura de Porciúncula se destaca e se entusiasma com a conquista desse nosso talento literário. Ivone Guimarães enrique, abrilhanta e mantém viva a chama do bem cultural – verdadeiro espelho da alma de um povo.

Rosimere Ferreira – Prefeitura de Porciúncula

Prefeitura Municipal de Itaocara, esta implantando um sistema de Sinais em (LIBRAS), para que deficientes auditivos possam desfrutar das notícias e artigos do Portal do Município!


Estamos em fase de teste; mas temos a certeza que este progresso terá exito, e dará ainda mais acessibilidade aqueles que necessitam. 

A língua brasileira de sinais (LIBRAS) é a língua de sinaisPB (língua gestualPE) usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros1 e reconhecida pela Lei.2 3 É derivada tanto de uma língua de sinais autóctone quanto da língua gestual francesa; por isso, é semelhante a outras línguas de sinais da Europa e da América. A LIBRAS não é a simples gestualização dalíngua portuguesa, e sim uma língua à parte, como o comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de sinais diferente, alíngua gestual portuguesa (LGP).

Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, ela é composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia,sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itenslexicais, que recebem o nome de sinais. A diferença é sua modalidade de articulação, a saber visual-espacial, ou cinésico-visual, para outros. Assim sendo, para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais. É necessário conhecer a suagramática para combinar as frases, estabelecendo comunicação. Os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos e de pontos de articulação — locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos, os quais, juntos compõem as unidades básicas dessa língua. Assim, a Libras se apresenta como um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Como em qualquer língua, também na libras existem diferenças regionais. Portanto, deve-se ter atenção às suas variações em cada unidade federativa do Brasil.

Fonte: ASCOM Itaocara


Torre de transmissão de TV de Itaocara passa por manutenção



Há alguns dias vários moradores de Itaocara não estão conseguindo captar o sinal de vários canais de televisão. Há mais de uma semana a Prefeitura está tentando executar a manutenção da torre de transmissão de TV, porém não está conseguindo. Ocorre que a torre está localizada em um terreno particular, no Município de Aperibé, e o proprietário do referido terreno não permitiu a entrada do técnico que faria a manutenção.

Estamos certos de que nos próximos dias chegaremos a um consenso que resolva momentaneamente o problema.

Aproveitamos para informar que iremos transferir a torre de local, para Itaocara, o que deverá resolver de forma definitiva essa questão.
Fonte: ASCOM Itaocara

SEC dá exemplo de cidadania em Miracema




O Prefeito Juedyr Orsay parabenizou a mantenedora do Sistema de Educação Contemporâneo – SEC, pela correspondência enviada aos pais e responsáveis de alunos de sua instituição, confirmando sua participação do desfile cívico escolar na Rua Marechal Floriano, em comemoração ao aniversário de emancipação político-administrativa de Miracema.

Segundo o prefeito, este foi um belo exemplo de cidadania e espera que os demais diretores de escolas particulares, pais e alunos, assim como todo o cidadão de bem possam segui-lo. Juedyr conta com a presença de todos nas comemorações do 78º aniversário do município.

Segue abaixo a correspondência original:

Fonte: Ascom Miracema

Miracema recebe Quarteto de Cordas da UFF






No próximo dia 06 de maio, às 20 horas, no Auditório do Centro Cultural Melchíades Cardoso, com entrada Franca estará acontecendo à apresentação do Quarteto de Cordas da UFF – Programa de Interiorização dos Grupos de Música da Universidade Federal Fluminense 2014, integrado ao Centro de Artes, com repertório de Guerra-Peixe.

O Departamento de Cultura que nos últimos meses vêm dedicando – se e atuando afetivamente nos dois maiores eventos do município, o Carnaval e a 50ª Exposição Agropecuária e Industrial de Miracema, com as comemorações do aniversário de 78 anos de Emancipação Político Administrativa do Município.

Eventos que absorvem toda nossa equipe de trabalho em apoio as Comissões determinadas pelo Exmo. Senhor Prefeito, Juedyr Orsay, que com grande empenho alcançam seus objetivos tendo a certeza de pleno êxito nas atribuições e realizações. Dando continuidade a realização dos eventos mantendo assim nossas tradições festivas e comemorativas sem interrupções.

A partir do mês de Maio, período comemorativo da instalação do município, que se deu em 03 de maio de 1936, estará iniciando a programação interna do Departamento de Cultura e as atividades do Centro Cultural Melchíades Cardoso.

Mediante as ampliações de Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade e solicitação intensiva do Diretor do Departamento, Carlos Eduardo Fíngolo Tostes, o Quarteto estará beneficiando Miracema e Macaé, no roteiro que passará por Santo Antônio de Pádua e Nova Friburgo.

O Quarteto de Cordas da UFF é composto por David Chew, Nayran Pessanha, Ubiratã Rodrigues e Karolin Broosch (convidada especial), apresentarão seu Programa em Homenagem ao Centenário de Nascimento de César Guerra-Peixe (1914-1993), tocando duas composições dele: Suíte para quarteto de cordas (Maracatu, Modinha, Pregão, Frevo) e Quarteto nº 2 (Allegretto con moto, Presto, Andante, Allegro), durante aproximadamente 60 minutos.


 Fonte: Ascom Miracema

Miracema recebe médica cubana




O prefeito Juedyr Orsay e a primeira dama Márcia Orsay, recepcionaram em sua residência na tarde de 19 de abril (quinta), a médica cubana Brizaida Virgen Estrada Gómez do programa mais médicos do governo federal.

A Médica fará atendimentos na UBS do Cruzeiro (Unidade básica de saúde) e estava acompanhada da secretária de saúde Andréia Siqueira, da coordenadora das unidades básicas de saúde enfermeira Rose e da assessora do prefeito, Joana Dias.

Em breve o município receberá mais um médico cubano do programa.


 Fonte: Ascom Miracema

Juedyr se reúne com Juiz da Comarca de Miracema




O prefeito Juedyr Orsay esteve reunido durante a manhã desta sexta-feira (25), com o juiz da comarca de Miracema, Dr. Luiz Otávio Barion. A reunião durou cerca de 2h30min e o principal assunto foi a segurança em nossa cidade.

Depois de reuniões com diversas autoridades de Miracema, o prefeito solicitou maior empenho do judiciário em questões que possam reduzir os índices de violência me Miracema, principalmente em relação a alguns fatos ocorridos recentemente, tendo maior incidência na parte alta da cidade.

Juedyr falou da importância de se reestabelecer a sensação de segurança na cidade, já que a PM tem executado, em conjunto com demais órgãos, o trabalho que lhe é pertinente. A ideia central é o trabalho em conjunto para a resolução do supracitado problema.

Dr. Otávio concordou com as solicitações propostas e disse que o poder judiciário fara sua parte e se pôs à disposição para colaborar no que for possível pela segurança de Miracema. Eles falaram ainda sobre as eleições de 2014, onde Dr. Otávio fez algumas colocações pertinentes ao pleito.
Fonte: Ascom Miracema

Miracema recebe carro para Conselho Tutelar



O prefeito Juedyr Orsay recebeu em seu gabinete nesta quinta-feira (24) a deputada federal Lilia Sá. A deputada veio realizar a entrega de um veículo Fiat Palio Weekend 0 km, 05 computadores, 01 impressora, 01 geladeira e 01 bebedouro.

Os equipamentos foram adquiridos através de emenda parlamentar por sua indicação e serão destinados ao uso exclusivo Conselho Tutelar de Miracema. Tais equipamentos servirão em muito para melhor a qualidade de atendimento e execução de ações por parte dos conselheiros tutelares.

O prefeito Juedyr Orsay agradeceu à deputada pelos equipamentos e salientou a importância de se ter um conselho tutelar bem equipado. Juedyr já disponibilizou uma sede própria para o conselho, motorista e todo o suporte através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Estiveram presentes a cerimônia de entrega secretários municipais, vereadores, os assessores da deputada Lilia Sá, além claro, dos membros do Conselho Tutelar e ainda presidentes de demais conselhos municipais.


Fonte: Ascom Miracema

Grande operação da Polícia e do MP ataca o tráfico de drogas em Miracema




No dia 29/04 uma grande operação comandada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), com apoio da secretaria de Estado de Administração Penitenciária e da Polícia Militar, denominada “Miracema Segura” cumpriu 25 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas em Miracema, no Noroeste Fluminense.

Todos os mandados de prisão já haviam sido cumpridos e outras duas pessoas foram detidas por envolvimento com o tráfico. Os agentes apreenderam armas, drogas, computadores e celulares. A ação continua durante esta tarde em terrenos utilizados na ocultação de drogas.

De acordo com o MP, os mandados foram expedidos a pedido da Promotoria de Justiça Criminal da cidade. A investigação apontou a prática de crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico na região. A ação foi resultado de quatro meses de investigação, em parceria com a Superintendência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Sispen) e com o Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça do MPRJ (GAP-Itaperuna).

A operação contou com a participação de 36 agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MP (CSI), 10 agentes do Sispen, 58 policiais e 3 cães do Batalhão de Ações com Cães da PMERJ (BAC). Os agentes se reuniram no Fórum de Itaocara, no Noroeste do Estado, às 4h, de onde partiram para o cumprimento dos mandados.

(*) Com informações do G1

terça-feira, 29 de abril de 2014

Dois morrem após carros pegarem fogo em acidente em Itaperuna, RJ

Terceira vítima foi resgatada e levada para hospital.
Acidente foi na BR-356, próximo do bairro Retiro.






Um grave acidente de trânsito deixou dois mortos e um ferido na noite desta segunda-feira (28) em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, três carros colidiram e dois pegaram fogo na hora. O acidente foi por volta das 22h na BR-356, entre os distritos de Retiro e Venância. Os dois mortos eram motoristas dos veículos incendiados.

A terceira vítima, que estava em outro carro, foi identificada como Emanuel Lucios de Carvalho Alves, 64 anos. Ele está em estado gravíssimo internado no Centro de Tratamento Intensivo, no Hospital São José do Avaí, em Itaperuna. O carro onde o homem estava chegou a ficar agarrado nos outros dois que estavam pegando fogo. Já os corpos dos dois homens que morreram foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Pádua e também estão sem identificação.

Fonte: G1

Luiz Felipe foi homenageado pela vereadora Vanderléia Marques com uma Moção de Aplausos em Pádua




Reconhecimento


Na Sessão da Câmara de Pádua do último dia 28 de abril, uma homenagem arrancou aplausos do plenário. O senhor Luiz Felipe foi homenageado pela vereadora Vanderléia Marques com uma Moção de Aplausos, aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.

Ele é presença marcante e pontual em todas as sessões ordinárias da Câmara de Pádua, dando exemplo do mais puro exercício de cidadania.

A justa homenagem emocionou vereadores, assistentes e público presente.

Segundo Vanderléia Marques, vereadora presidente e, autora da homenagem, é preciso reconhecer e exaltar atitudes exemplares, principalmente num país onde o cidadão se interessa cada dia menos por política.

Ascom Câmara de Pádua

Sandro Olivier

Comandante do 36º BPM Tenente Coronel Ricardo Souza Borges e Subcomandante Major João Carlos recebem Moção de Aplausos em Pádua



Reconhecimento 


O Comandante do 36º Batalhão de Polícia de Pádua, Tenente Coronel Ricardo Souza Borges e o subcomandante, Major PM João Carlos, foram homenageados na Sessão da Câmara do último dia 28 de abril com uma Moção de Aplausos pelo trabalho zeloso e competente a frente do 36º batalhão. O trabalho determinado de ambos honra a corporação. 

A homenagem foi proposta pela vereadora Maria Dib e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores. 

O Comandante do 36º Batalhão de Polícia de Pádua, Tenente Coronel Ricardo Souza Borges, ausente, foi devidamente representado pelo Capitão PM Marcelino. 

Ascom Câmara de Pádua 

Sandro Olivier

Itaperuna: ‘humanização’ é destaque no Posto de Urgência (PU)






Em Itaperuna, RJ, o Posto de Urgência (PU) reaberto em fevereiro, tem se destacado de maneira significativa, inclusive no que diz respeito à “humanização”. A atual administração municipal não poupou esforços para reestruturar o posto, que foi idealizado a fim de privilegiar a humanização do atendimento, tendo toda sua estrutura remodelada e, sua equipe de funcionários, capacitada a oferecer serviços de qualidade.

De acordo com a enfermeira Janaína Pereira Bastos, coordenadora do PU, o acolhimento ao paciente é uma das marcas registradas do posto.

– Desde o início, trabalhamos com a equipe no sentido de humanizar o setor. No dia a dia buscamos melhorar o nosso trabalho e não vamos medir esforços para que isso aconteça. A atual administração tem buscado melhorar o atendimento não só no PU, como nos demais setores da Secretaria de Saúde - comenta Janaína.

A administração da Secretaria de Saúde entende que o cidadão deve ser tratado com total respeito e trabalha incansavelmente pelas melhorias do setor. Durante o atendimento no PU, os pacientes são classificados a fim de receberem tratamento com especial atenção. O conceito de humanização também está sendo trabalhado em outros setores da Secretaria de Saúde e já virou símbolo da nova administração municipal.

Chegando ao PU, o paciente é acolhido por um profissional, que de imediato, faz o primeiro atendimento, aferindo a pressão arterial, identificando os primeiros sintomas e realizando o encaminhamento ao médico.

PACIENTES SATISFEITOS

Para o ajudante de caminhoneiro, José Fernandes, o atendimento no PU está muito bom. “Todos tem me atendido muito bem, graças a Deus. Espero que continue assim por muitos anos”, diz. Segundo a dona de casa, Ana Maria da Conceição, os funcionários são bastante atenciosos. “Os funcionários são muito bons. Aqui nós somos muito bem tratados”, ressalta. A dona de casa, Riana Fátima, também demonstrou satisfação pelo atendimento recebido. “Estou muito satisfeita com o atendimento. Eles fazem curativo na minha perna com muito carinho”, finaliza Riana.



Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Fotos: NICES

Departamento de Odontologia de Itaperuna trabalha com ações preventivas e educativas






Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Odontologia vem intensificando as ações preventivas e educativas, junto às escolas da rede Municipal de Ensino.

Desta vez, a equipe do Departamento foi ao distrito de Comendador Venâncio, onde prestou total assistência aos alunos daquela localidade. Na oportunidade, a equipe mostrou às crianças o uso correto do fio dental, técnica de escovação, além de realizar a aplicação de flúor.

Segundo a dentista Viviane Braga Pereira, coordenadora do Departamento de Odontologia, as ações preventivas fazem parte do cronograma anual do setor.

– Nós desenvolvemos ações preventivas e educativas durante todo o ano, principalmente nas escolas, visando ensinar os alunos o uso correto da utilização da escova e do fio dental, além de prestarmos assistência a essas crianças. Esse trabalho preventivo é de suma importância - ressalta Viviane.

Outras informações podem ser obtidas junto ao Departamento de Odontologia, que está situado na Rua Coronel Luiz Ferraz, Centro, nº 279. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h30min.

Secretaria de Saúde distribui 13 mil kits (fio dental, escova e creme dental)

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna continua distribuindo kit odontológico (fio dental, escova e creme dental) a alunos das escolas do município. Dezenas de escolas já receberam o kit. No total serão distribuídos 13 mil kits.



Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Fotos: arquivo | Departamento de Odontologia

Itaperuna: faixas de pedestres recebem nova camada de pintura







Em Itaperuna, RJ, as faixas de pedestres receberam uma nova camada de pintura. O trabalho aconteceu no último final de semana e foi organizado de forma a não prejudicar o bom andamento do fluxo de veículos pela Avenida Cardoso Moreira. Confira algumas imagens feitas pelo fotógrafo Marcelo Nunes, do Departamento de Comunicação (DECOM) da Prefeitura de Itaperuna.



Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Itaperuna: ‘Campanha de Vacinação contra a Gripe’ será realizada até o dia 09 de maio




Em Itaperuna, RJ, a “Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe” segue a todo vapor até o dia 09 de maio.

A vacinação contra a gripe será somente para os seguintes grupos: crianças de 6 meses a 4 anos; idosos acima de 60 anos; gestantes; mães com até 45 dias após o parto; todos os profissionais de saúde; além de pacientes com doenças crônicas.

A vacinação acontece nos seguintes horários: 7h às 17h (segunda a quinta-feira); e das 7h às 16h sexta-feira. É importante lembrar-se de levar o cartão de vacina!

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Centro de Saúde Dr. Raul Travassos (no final da Rua 10 de maio/próximo à Ampla).

Trailer da Unig (Rua Buarque de Nazareth, próximo ao Colégio 10 de Maio).

Nos postos e subpostos de saúde do município:

ESF nos Distritos

ESF – ARÉ: Rua Frei Miguelino, s/n.

ESF - BOA VENTURA: Av. Senador Sá Tinoco, 14.

ESF – RAPOSO: Av. Coronel Balbino, s/n.

ESF – RETIRO do MURIAÉ: Av. Coronel Macário, s/n.

ESF – COMENDADOR VENANCIO: Rua José Rosmaninho Junior, s/n – Bairro Bela Vista.

ESF nos Bairros

ESF AEROPORTO - Rua Maria Otalia Boechat, 177.

ESF BOA FORTUNA – Rua Silva Jardim, s/n.

ESF BOA VISTA – Rua Benedito Mussolini, s/n.

ESF CARULAS – Rua Rafael Vasconcelos, 599.

ESF CEHAB – Rua Francisco Vicente Arrabal Fernandes, 165.

ESF COSTA E SILVA – Av. Cory de Campos Pillar, s/n.

ESF FITEIRO – Av. Alvaro Lanes, 204.

ESF FRIGORÍFICO – Rua Zoelo Sola, 199.

ESF GUARITÁ – Rua Joaquim Caetano Queres, 66.

ESF HORTO – Rua Orlando Raelli, 44.

ESF SÃO FRANCISCO – Rua Francisco Cota do Almo, 318.

ESF SÃO MATEUS – Rua Benedito Nicolau, s/n.

ESF SURUBÍ – Rua Moacyr Chaves Carneiro,s/n.



Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Foto: arquivo | NICES

Itaperuna: operação ‘tapa buraco’ no Bairro Cehab





Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Obras realizou operação ‘tapa buraco’ em algumas ruas do Bairro Cehab, dentre elas, a Rua Helênio Magalhaes Rios. A secretária Municipal de Obras, Maysa Pontes Rangel, aproveitou a oportunidade para informar que o mutirão de limpeza pelas ruas dos bairros e distritos segue normalmente, cumprindo o cronograma de trabalho.


Departamento de Comunicação - Prefeitura de Itaperuna

Fotos: Marcelo Nunes

Canonização dos Papas










João XXIII e João Paulo II agora santos
Francisco e Bento XVI se cumprimentam na praça de São Pedro. Quase um milhão de pessoas em Roma testemunhas da canonização

Por Rocio Lancho García


Com a alegria que caracteriza uma celebração importante como a de domingo (27) concluiu-se a missa em que Francisco canonizou os seus antecessores, agora sim, São João XXIII e São João Paulo II. Umas 800.000 pessoas - 500.000 na praça, Via da Conciliação e em outras partes, e o resto em outros pontos da cidade – celebraram em Roma esta festa da fé.

A celebração vai entrar para a história como "o dia dos quatro papas" começou por volta das 9 da manhã, com orações em preparação para a Eucaristia, que começou às 10h. Na chegada do Papa Francisco o mundo testemunhou um dos momentos mais esperados do dia, a saudação entre o Santo Padre e o papa emérito. Emoção e aplausos na entrada de Bento XVI na praça, que chegou às 9h30 acompanhado por monsenhor Ganswein, seu secretário pessoal e prefeito da Casa Pontifícia.

A canonização ocorreu no início da celebração eucarística, quando o cardeal Amato perguntou três vezes ao Santo Padre se procedia. Com a fórmula estabelecida, Francisco canonizou João XXIII e João Paulo II. Em seguida Francisco beijou e venerou as relíquias. Os relicários dos novos santos foram colocados em uma mesa à esquerda do altar. Ambas relíquias são de primeiro grau: a relíquia do “Papa Bom” é um pedaço de péle, tirado no ano 2000 na exumação para a beatificação e do Papa Wojtyla uma gotas do seu sangue.

Ao finalizar o rito de canonização, o Cardeal Amato fez um agradecimento e retomou a missa no Gloria. O Evangelho do dia, foi cantado em latim e grego. De outras confissões religiosas, haviam ortodoxos, anglicanos e judeus.

A celebração eucarística foi presidida pelo Santo Padre e concelebrada por uns 150 cardeais e uns 1000 bispos, todos eles à esquerda do altar. Também nessa área, porém mais abaixo do átrio, havia uns 6000 sacerdotes. No altar, junto ao Santo Padre, concelebraram o cardeal Vallini, o cardeal Stanislaw, monsenhor Francisco Beschi, o cardeal Re e o cardeal Sodano.

Na homilia, o Santo Padre indicou que “João XXIII e João Paulo II tiveram a coragem de olhar as feridas de Jesus, de tocas as suas mãos chagadas e o seu lado transpassado. Não se envergonharam da carne de Cristo, não se escandalizaram dele, da sua cruz; não se envergonharam da carne do irmão, porque em cada pessoa que sofria viam Jesus”. Reconheceu que “foram dois homens corajosos, cheios de parresia do Espírito Santo, e deram testemunho perante a Igreja e o mundo da bondade de Deus, da sua misericórdia".

Da mesma forma afirmou que “foram sacerdotes, bispos e papas do século XX. Conheceram as suas tragédias, mas não se oprimiram. Neles, Deus foi mais forte”.

João XXIII e João Paulo II – observou o Pontífice – “colaboraram com o Espírito Santo para restaurar e atualizar a Igreja segundo a sua fisionomia original, a fisionomia que lhe deram os santos ao longo dos séculos. Não esqueçamos que são precisamente os santos que levam adiante e fazem crescer a Igreja”.

Por outro lado, destacou que “são João XXIII demonstrou uma delicada docilidade ao Espírito Santo” e “João Paulo II foi o Papa da família”.

Seis mil sacerdotes distribuíram a comunhão aos fieis que estavam na Praça de São Pedro e na Praça Pio XII, 70 diáconos para dar a comunhão aos concelebrantes e finalmente 200 diáconos para os fieis que estavam na Via da Conciliação. E também chegou a comunhão ao Media Center do Vaticano, onde chegaram alguns sacerdotes para os jornalistas que quisessem pudessem comungar.

A missa terminou com a oração do Regina Coeli. Na introdução à oração mariana, o Papa agradeceu a todos aqueles que tornaram possível a realização deste dia, incluindo os meios de comunicação, graças aos quais muita gente pôde acompanhar a celebração.

Em seguida, o Santo Padre começou a cumprimentar as delegações presentes no átrio. Haviam 120 delegações procedente de todo o mundo que quiseram participar hoje na canonização. De todos eles, havia 24 entre reis e chefes de Estado, e 10 chefes de governo. Enquanto o Papa cumprimentava os membros das delegações, se escutava música e cantos. Entre eles, a canção do jovem ítalo-argentino Odino Faccia, intitulada “Busca a Paz”, um reflexo de um poema de João Paulo II.

Às 12h45 Francisco subiu no Papamóvel, o que causou os aplausos dos peregrinos já que sabiam que o momento de vê-lo passar perto estava se aproximando. Enquanto isso os sinos da Basílica tocaram para recordar que hoje a Igreja está em festa, porque dois grandes pontífices subiram aos altares e agora os fieis podem venerá-los como santos.

O acesso à Basílica estará aberto a partir das 14h para a veneração dos túmulos dos novos santos. Por esta razão, hoje a Basílica de São Pedro permanecerá aberta até às 22h.

Santo Papas



Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

O tratamento normal dado aos papas é “sua santidade”. As palavras expressam o desejo latente no coração das pessoas de que o Papa seja santo. Mesmo assim, sabemos que, enquanto continua na terra, o papa também é pecador. Como qualquer outra pessoa, ele é santo e pecador. Mais do que o comum das pessoas, no entanto, ele busca a santidade como projeto para a sua vida pessoal. É o que testemunha o postulador da causa da canonização de João XXIII, Padre Califano: “a santidade era um objetivo que Roncalli cultivava em qualquer época da vida, como padre, bispo e papa”, assumido como seminarista aos 15 anos de idade e renovado anualmente, inclusive quando já era papa (Rádio Vaticano). Algo parecido se diz de João Paulo II, que como estudante já tinha fama de santidade e que em suas pregações repetia que “a tarefa da igreja é evangelizar e levar todos à santidade”.

No dia 27 de abril, domingo da Divina Misericórdia, Sua Santidade o Papa Francisco irá presidir a cerimônia de canonização destes dois papas que buscaram a santidade desde a sua juventude. A partir deste dia, eles poderão ser invocados como santos protetores da Igreja, de comunidades, famílias e pessoas devotas. Eles irão se somar a São José de Anchieta e a outras milhares de pessoas que já receberam o título de santos e santas ao longo da história da Igreja.

O dia escolhido para a cerimônia de canonização coincide com o domingo da Divina Misericórdia. Lembro que a festa foi instituída por João Paulo II no ano 2000, com o decreto de que a partir de então o segundo domingo da Páscoa fosse comemorado como o Domingo da Divina Misericórdia. Antes disso, em 1980, João Paulo II já havia escrita a carta encíclica sobre a misericórdia divina – Dives in Misericordia – na qual afirma que “a Igreja deve considerar como um dos seus principais deveres o de proclamar e introduzir na vida o mistério da misericórdia, revelado no seu grau mais elevado em Jesus Cristo” (n. 14).

A canonização de João XXIII e João Paulo II colocam em destaque duas virtudes importantes na vida do cristão e duas características do Deus revelado nas Sagradas Escrituras: a bondade e a misericórdia. Deus é bom e misericordioso. A constatação foi feita por Moisés (Êxodo 34,6): “Deus é compassivo e misericordioso, lento para a cólera e cheio de bondade e fidelidade”.

João XXIII passou para a história como o Papa Bom e que revelou a face materna de Deus em sua vida e em seus ensinamentos. João Paulo II se destacou pela ênfase dada ao Deus da Misericórdia. Nós, os cristãos, precisamos cultivar a bondade e a misericórdia, ao mesmo tempo em que adoramos o Deus bondoso e misericordioso.

Que os santos padres os papas João XXIII e João Paulo II inspirem as lideranças da Igreja a serem bondosas e misericordiosas e que as comunidades cristãs sejam sempre mais “mães e mestras” que refletem a misericórdia de Deus, são nossos votos por ocasião da festa da divina misericórdia e da canonização destes dois grandes servidores da Igreja!

Ricardo Gomes

Escutei João Paulo II me dizer: Levante-se e não tenhas medo



Entrevista com Floribeth Mora, a costarriquenha que foi curada milagrosamente de um aneurisma cerebral, quando lhe restava só um mês de vida

Por Sergio Mora

A senhora costarriquenha Floribeth Mora, que foi curada de forma inexplicável de um aneurisma cerebral, por intercessão de João Paulo II, veio à Roma para a canonização do Papa polonês. A surpresa que teve quando lhe disseram que tinha só mais um mês de vida, o medo, o assombro dos médicos ao ver os exames posteriores ao momento do milagre, a voz que escutou e a segurança de que era a de João Paulo II.

.



O que aconteceu quando disseram que você tinha um aneurisma cerebral e que não havia saída?

- Floribeth Mora: Quando recebi o diagnóstico fiquei surpresa porque ninguém espera isso, pois se considera uma pessoa saudável. Fui ao hospital várias vezes para ter meus cinco filhos. O pior foi dias depois quando me disseram que me restava somente um mês de vida, esse foi o pior momento.

E, então, os médicos disseram pra você ir para casa?

- Floribeth Mora: Sim, foi incrível, eu nunca esperei receber uma notícia tão forte, no entanto, estava segurando firme nas mãos de Deus, pedindo a intercessão de João Paulo II. E quando se aproximava o momento pedia a Deus para me dar força, porque tinha medo, mas que Deus realizasse a sua vontade e não a minha, porque a sua é a que deve prevalecer em tudo.

Houve algum momento determinado em que você pediu a intercessão do Papa?

- Floribeth Mora: Ainda não tinha sido beatificado, embora sempre pensei que João Paulo II fosse um santo, não somente agora que vão canoniza-lo, já estando em vida o considerava um santo, desde sempre, uma pessoa tão especial.

Como foi que você se deu conta do milagre?

- Floribeth Mora: Quando ouvi uma voz no meu quarto que me disse “levante-se” e pela segunda vez, “levante-se e não tenhas medo”. Havia ali uma revista que na capa trazia a foto de João Paulo II e vi as mãos do Papa sobressair, então me levantei da cama e sabendo que estava curada. E desde aquele dia estou de pé para a glória de Deus.

Quantos exames fizeram em você antes? Consultaram em outros países?

- Floribeth Mora: Em outros países não podíamos consultar porque não tinha os meios econômicos para isso. Porém, fui vista por vários médicos neurólogos de Costa Rica. Primeiro me fizeram um TAC, depois a ressonância magnética e depois a artereografía.

O aneurisma foi visto na artereografia ou em outros exames?

- Floribeth Mora: Em todos os exames o aneurisma aparecia. De minha parte estava certa da minha cura imediata, embora não tivesse os meios econômicos para comprovar o que estava dizendo. Só foi visto seis meses depois quando me fizeram uma ressonância magnética. Lembro e tenho muito clara em minha mente a cara de susto do médico, correndo de um lado para outro para ver se eram os exames certos. Não entendia esses últimos exames, correu para os arquivos, porque disse que uma mulher que teve o impacto cerebral como o que eu tinha sofrido não podia estar assim bem. Eu lhe disse: ‘sei que estou curada’ pela intercessão de João Paulo II, estou curada. Então, para mim, eram importantes os exames médicos porque eram uma prova do que dizia, e não apenas minhas palavras.

E depois?

- Floribeth Mora: Depois fui analisada por vários neurólogos de Costa Rica e também do setor privado. E sempre se surpreendiam. Eu ria muito quando me diziam: ‘Mulher e quem foi que te disse que tinha um aneurisma?’. E depois aqui em Roma estive internada em outubro de 2012 no policlínico Gemelli onde fui analisada por vários médicos neurólogos, e me fizeram vários exames: ressonância magnética, arteriografia e outros.

E ficou alguma cicatriz ou algum traço?

- Floribeth Mora: Isso é o mais importante , não há nada nos exames que indique que em algum momento sofri um aneurisma, e nem sequer uma sequela na minha parte física que indique que sofri um dano ou uma paraplegia do meu lado esquerdo.

Por que se confiou a João Paulo II e não a outros santos?

- Floribeth Mora: Sempre admirei o padre Pio e creio na sua intercessão, mas com João Paulo II foi diferente, era o primeiro papa que chegou em Costa Rica e chocou a todos nós. Nesse momento eu era jovem e tinha 19 anos. O vi quando passou pela avenida segunda e depois pude participar de uma missa que o Papa celebrou na La Sabana, onde havia muitos jovens. E, embora o visse de longe, não precisei mais que isso para entender quem fosse.

Quando ouviu essa voz interior, em que idioma a ouviu?

- Floribeth Mora: Em espanhol, era a sua voz forte, sem dúvida, não posso duvidar do que eu ouvi, estou muito certa disso.





Ricardo Gomes

EXPO PÁDUA 2014


Santo Guerreiro foi escolhido por mais de 90% da população de Aperibé. Cavalgada e procissão reunindo um número expressivo de devotos, percorrendo várias ruas em Aperibé.




Festa de São Jorge em Aperibé atraiu uma multidão de fieis que participaram da procissão e uma cavalgada na I Festa de São pelas ruas da cidade. A escolha do santo guerreiro como padroeiro foi realizada numa votação com adesão de mais de 90% dos fieis na Paróquia São Sebastião.

Desde a abertura no domingo (20), em abril até o dia do santo mártir as missas com grande participação de fiéis. Atraídos pela devoção ao santo, muitos se deslocaram de diversas comunidades nas cidades de Cambuci, Itaocara e Pádua para a cavalgada, que percorreu junto a procissão. Devoto do santo Agostinho Ferreira Vicente abriu a cavalgada montado num cavalo branco com as vestes caracterizando com o santo e com lança na mão, foi seguido por dois cavaleiros com a bandeira do Brasil e do Vaticano.

A participação expressiva de fiéis já estava sendo aguardada pelo Pe.José Maurício Peixoto e pela Comissão Organizadora da comunidade e dos festejos. Para Adriana Moço a festa atingiu as expectativas e em breve inicia as obras da construção da igreja dedicada ao santo mártir. “Foi uma festa com uma grande participação de devotos. São Jorge tem um forte apelo devocional e já era esperado um numero expressivo de devotos. Agora a comunidade precisa se unir para construir a igreja.”, disse o padre.



OLHO - Devotos percorreram as ruas com animação e devoção ao santo guerreiro que tem um número expressivo de fieis na cidade de Aperibé e região Noroeste.



A Comunidade de São Jorge, no Bairro Ferreira da Luz, surgiu a partir do projeto desenvolvido pela Paróquia São Sebastião de levar a igreja aos novos bairros e logradouros habitacionais na cidade de Aperibé. A nova comunidade está em fase de expansão e com o número de moradores aumentando gradativamente a necessidade da presença católica, associada a um terreno doado a paróquia incentivou um grupo de moradores a lançar o projeto da construção da igreja, partindo das celebrações realizadas na residência de uma família, onde foram celebradas missas. O passo seguinte foi a escolha do padroeiro numa votação realizada na comunidade no ano passado.

"A Igreja Católica precisa marcar presença nos novos bairros, já que as cidades estão se expandindo e já com número considerável de moradores católicos e daí surgiu o projeto que está sendo coordenado por uma equipe que está trabalhando para iniciar as obras de construção da Igreja. Foi muito importante essa iniciativa que partiu dos moradores.", relata Pe. José Maurício.

A programação aconteceu nos dias 21 e 22 com missa e shows regionais e encerrada no dia 23, dia do padroeiro com uma cavalgada e procissão e logo em seguida a missa festiva celebrada pelo Pe. José Maurício Peixoto.

"Nossa comunidade percebeu que era importante termos uma igreja, já que a Paróquia São Sebastião recebeu o terreno em doação. Logo que nos reunimos Pe. José Maurício nos deu apoio para construção de uma igreja, já que o nosso bairro estava aumentando o número de moradores. Escolhemos São Jorge e já realizamos nossa primeira festa, com objetivo de construir a nossa igreja. Temos todo apoio dos moradores e com isso vamos iniciar o projeto para construção da igreja.", destaca Adriana Moço, da Comissão Organizadora da Comunidade.

A Igreja no Brasil esta incentivando a criação de novas comunidades devido a expansão das cidades e a criação de novos bairros. Em Aperibé a Paróquia São Sebastião tem sua atuação em alguns bairros onde tem trabalhado para a construção de igrejas. No bairro Cidade Nova já esta sendo construída a Igreja de Nossa Senhora das Graças. Nos Pinheiros a comunidade está se mobilizando para a construção da Igreja de São Francisco, e no Loteamento Caetanos está iniciando com as celebrações para iniciar uma nova comunidade.

“Hoje temos uma Igreja missionária e evangelizadora, que vai até as comunidades invadindo periferias físicas e existenciais. Estamos tentando atender os apelos do Papa Francisco que não quer uma igreja fechada nas sacristias, mas que vá até o povo, com o propósito de levar a mensagem de Cristo em sua totalidade.”, conclui Pe. José Maurício.





Ricardo Gomes

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Campeonato de Futebol Society entre empresas do SESI Pádua



Com o objetivo de propiciar a integração dos trabalhadores da indústria por meio da prática esportiva, o que gera melhoria da qualidade de vida e motivação no trabalho, o Sistema FIRJAN iniciou no dia 24 de abril, a sexta edição do Campeonato de Futebol Society Entre Empresas do SESI Pádua.

A primeira fase terá 12empresas da cidade e região na disputa, dividida em três grupos. As equipes que garantirem a melhor colocação em cada grupo seguem para a fase eliminatória: quartas de final, semifinal e final, prevista para 6 de junho. Todos os 25 jogos do campeonato acontecem no SESI Clube de Pádua.

Após a decisão, a equipe campeã será premiada com troféu e medalhas. Haverá ainda entrega de prêmios para o artilheiro e goleiro menos vazado da competição

Fonte: Jornal Sem Limites

Sesc de Itaperuna RJ, apresenta o espetáculo infantil 'Pedro e o Lobo'


Atração entra em cena no Teatro do Sesi em duas sessões, às 16h e 18h.
Entrada é franca e os ingressos podem ser retirados no atendimento Sesi.

Na próxima sexta-feira (25), a famosa fábulainfantil Pedro e o Lobo ganha vida e cores através das performances dos alunos das Oficinas Culturais de Ballet do Sesi Itaperuna, no Noroeste Fluminense. A atração entra em cena no Teatro do Sesi em duas sessões, às 16h e às 18h.

O espetáculo apresenta um menino que desobedece ao avô e foge para a floresta na companhia de uma pata, uma gata e uma passarinha. Lá, ele encontra um feroz lobo e tem de usar a inteligência para se safar e salvar os amigos.

A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados antecipadamente no atendimento do Sesi Itaperuna, que funciona a partir das 8h, na avenida Deputado José de Cerqueira Garcia, número 883, no bairro Presidente Costa e Silva.
Fonte: G1

Natividade – IV Encontro dos Conselheiros Tutelares da Regional Noroeste Fluminense









O município de Natividade sediou nessa sexta-feira, dia 14, o IV Encontro dos Conselheiros Tutelares da Regional Noroeste Fluminense. O evento, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo Conselho Tutelar de Natividade, foi realizado com total apoio da PREFEITURA MUNICIPAL DE NATIVIDADE, através das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social Trabalho e Emprego, e contou com representantes dos Conselhos Tutelares dos municípios de MIRACEMA, APERIBÉ, PORCIÚNCULA, LAJE DO MURIAÉ, VARRE-SAI, RIO DAS OSTRAS, ITAPERUNA, SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, CARDOSO MOREIRA e VOLTA REDONDA, além dos municípios mineiros de TOMBOS E ALÉM PARAÍBA. O evento teve como palestrante o Dr. CLÁUDIO SOBRAL, Assessor Jurídico da Associação dos Conselhos Tutelares do estado do Rio de Janeiro. Além de todos os Conselheiros Tutelares do município de Natividade, participaram do evento a Presidente do CMDCA de Natividade, Mara Rúbia Vargas Silva Soares, o Vereador Severiano Rezende, o Subsecretário Municipal de Turismo Picina e os Secretários Municipais Cláudio de Barros (Assistência Social), Jaqueline Luquetti (Educação) e Mazinha (Governo). O tema do encontro foi “A RESOLUÇÃO 152 DO CONANDA E ADEQUAÇÃO DAS LEIS MUNICIPAIS AO ORDENAMENTO JURÍDICO NACIONAL PARA A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.”

blog do Adilson Ribeiro