terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Você sabe qual a função do agente ambiental em saúde?



Preocupada em multiplicar as informações sobre o combate ao Aedes aegipty, mosquito transmissor da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itaperuna, RJ, vem produzindo uma série de matérias sobre o assunto. Através da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde e do NICES (Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social), a SMS alerta a população sobre a necessidade de somar forças nesta luta, contra o mosquito.

Recentemente foram veiculadas matérias em diversos veículos midiáticos, dentre elas: “Dengue: Secretaria de Saúde de Itaperuna apresenta resultados do LIRAa”; “Itaperuna na luta contra o mosquito transmissor da dengue”; “Secretaria de Saúde alerta população sobre combate ao mosquito da dengue”; “Dengue: Secretaria de Saúde de Itaperuna intensifica ações nos bairros”; dentre outras mais.

Agora, a SMS visa esclarecer a função do agente ambiental em saúde. Você sabe qual é a função desse profissional? O agente ambiental em saúde tem por finalidade, realizar visitas domiciliares, de sentido sanitário/epidemiológico, baseados em protocolos regulamentos pelo Ministério da Saúde.

As visitas são realizadas em forma de vistoria, onde os agentes inspecionam as residências a procura de depósitos que contenham água, com o intuído de fazer as coletas larvárias, que servirão para o estudo da pesquisa entomológica, que irá analisar as amostras colhidas para saber qual a espécie de culicídeos – mosquitos, pernilongos – incide naquela região. Caso haja a identificação do mosquito transmissor da dengue, aí sim, são designadas ações pertinentes ao controle do mosquito na região em questão.

A LIMPEZA DA SUA RESIDÊNCIA DEPENDE DE VOCÊ!

Outra importante função do agente ambiental em saúde é a de educador, momento em que o profissional informa o cidadão como deve proceder, a fim de que a residência não se torne alvo do mosquito transmissor da dengue. Cada morador é responsável pela limpeza de sua residência! Portanto, é necessário que todos se conscientizem que a eliminação dos possíveis criadouros de foco do mosquito, é também, responsabilidade da população.

Durante as visitas domiciliares, os agentes devem ensinar o morador como fazer a eliminação de depósitos inservíveis, que possivelmente possam servir de criadouros para larvas de mosquitos. É importante ressaltar que o agente ambiental em saúde não tem a responsabilidade de retirar entulhos e materiais eliminados no local de inspeção. Esse trabalho é de inteira responsabilidade do morador. Por isso, é bom frisar novamente: a limpeza da sua residência depende de você!

Ações: as ações desenvolvidas pela Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde tem como foco o controle manual, mecânico, químico e atomizado. Para isso, a SMS desenvolve um trabalho contínuo para reduzir ao máximo o risco de uma epidemia. O trabalho da população, infelizmente, ainda deixa muito a desejar nos cuidados com depósitos de água em suas residências, contribuindo para a proliferação dos focos do mosquito. É preciso que todos façam a sua parte!

Some forças com a Secretaria de Saúde de Itaperuna na luta contra o mosquito transmissor da dengue!

Outras informações podem ser obtidas junto à Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, através do telefone (22) 3824 5049.

INFORMAÇÃO

NICES | SMS

Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário