quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
SMS de Itaperuna adverte os foliões: no Carnaval a principal fantasia é a camisinha!
Em Itaperuna, RJ, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está preparando um conjunto de ações, a fim de advertir os foliões a participarem dos festejos de Momo com responsabilidade. A distribuição de preservativos – camisinhas – será uma das iniciativas prioritárias da Secretaria.
Através do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatites Virais, a SMS planeja alcançar o maior número de foliões possível. De acordo com a coordenadora Débora Hypólito, os locais onde os preservativos serão distribuídos ainda estão sendo definidos, mas, adiantou que o Terminal Rodoviário Papa João Paulo II deverá ser um dos principais pontos de distribuição.
O planejamento das ações já está sendo desenhado, juntamente com a equipe do Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social (NICES), que possui profissionais técnicos, especializados em Prevenção e Educação em Saúde. A SMS irá seguir o calendário do Ministério da Saúde para as festividades do Carnaval.
Além da distribuição de preservativos, a SMS estuda a possibilidade de realizar um trabalho de orientação e aconselhamento junto à população. No município, já é possível encontrar preservativos no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. Também estão sendo distribuídos gel lubrificante, que deverá ser usado juntamente com a camisinha. Vale ressaltar que os preservativos são distribuídos gratuitamente.
Outras informações podem ser obtidas junto à equipe do Programa DST/AIDS/Hepatites Virais, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos. O telefone para contato é: (22) 3823-1411.
*SAIBA COMO SE TRASMITE A AIDS
Como o HIV, vírus causador da AIDS, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:
Sexo sem camisinha. Por ser vaginal, anal ou oral.
De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.
Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa.
Transfusão de sangue contaminado com o HIV.
Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
Evitar a doença não é difícil - Basta usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. O preservativo está disponível na rede pública de saúde. (*Portal do Ministério da Saúde).
INFORMAÇÃO E FOTO
NICES | SMS
Núcleo de Informação, Comunicação, Educação em Saúde e Mobilização Social
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário